
O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou nesta quarta-feira (3) uma ordem executiva para revogar as exigências de eficiência de combustível e emissões para veículos novos, aprovadas pelo ex-presidente Joe Biden para promover as vendas de veículos elétricos como parte da agenda climática.
Ao eliminar essas regulamentações, o presidente busca impulsionar novamente os veículos movidos a gasolina e frear o avanço dos carros elétricos.
“Assinei uma ordem executiva para acabar com o mandato injusto e custoso para veículos elétricos. As onerosas regulamentações de Biden ajudaram a elevar os preços dos carros em mais de 25%, e eles subiram 18% em um ano. Hoje, damos mais um passo para acabar com essa nova farsa verde”, disse o presidente no Salão Oval.
De acordo com a Casa Branca, essa medida economizará às famílias americanas um total de US$ 109 bilhões nos próximos cinco anos, com uma economia média de quase US$ 1.000 por carro novo comprado.
“Temos mais gasolina do que qualquer outro país, de longe, e as pessoas querem carros movidos a gasolina”, declarou Trump ao lado dos CEOs da Ford e da Stellantis, Jim Farley e Antonio Filosa.
O presidente explicou que a indústria automobilística vem pedindo há meses a revogação do padrão de emissões: “Pessoas da Ford vinham me procurar o tempo todo dizendo: ‘Por favor, isso está nos prejudicando muito, está aumentando os custos'”.
A proposta reduzirá significativamente os requisitos de economia de combustível, que determinam a distância que os veículos novos devem percorrer com um galão de gasolina.
Essa decisão representa um duro golpe para os esforços do governo anterior no combate às mudanças climáticas e intensifica o conflito com os estados governados por democratas que adotaram medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
Desde que retornou à Casa Branca, Trump desmantelou quase toda a agenda climática de Biden e fortaleceu o apoio aos combustíveis fósseis
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



