
O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, se reuniu nesta sexta-feira (28) no Kremlin com o ditador da Rússia, Vladimir Putin, com o objetivo declarado de “garantir” o fornecimento de mais petróleo e gás natural russos.
“Temos importantes áreas de cooperação e não desistimos de nenhuma delas, independentemente da pressão externa”, afirmou Orbán, segundo informações da agência Associated Press, fazendo referência às medidas contra as importações de energia da Rússia que a União Europeia, da qual a Hungria faz parte, vem implementando.
“A energia russa constitui a base do abastecimento energético da Hungria, agora e no futuro”, acrescentou o premiê, que antes do encontro havia afirmado que o objetivo da visita era “garantir o abastecimento energético da Hungria a um preço acessível, tanto neste inverno [no Hemisfério Norte] quanto no próximo ano”.
Orbán, que se encontrou com Putin pela 14ª vez, é o principal aliado da Rússia na União Europeia e desde o início da guerra na Ucrânia, em fevereiro de 2022, tenta evitar o isolamento de Moscou e forçar um acordo de paz, mesmo em condições desfavoráveis para Kiev.
Nesta sexta-feira, Putin disse que o premiê húngaro mantém uma “posição equilibrada” sobre a guerra na Ucrânia.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem ameaçado impor sanções e tarifas contra países que compram petróleo da Rússia (já fez isso com a Índia, cujas exportações aos EUA estão sendo taxadas em 50%), mas em uma reunião com Orbán na Casa Branca, no último dia 7, abriu uma exceção de um ano para a Hungria – o premiê húngaro também é aliado do mandatário americano.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



