
No programa Última Análise desta quinta-feira (28), os convidados analisaram a última medida do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que, desta vez, atingiu até crianças. A procuradora do estado de Roraima, Rebeca Ramagem, esposa do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), disse que foi alvo de um mandado de busca e apreensão expedido pelo ministro. Ela relatou que o episódio ocorreu dentro de uma aeronave no aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Estariam com ela as suas duas filhas, de 7 e 14 anos, que tiveram seus celulares apreendidos.
“Ele pode até ter ferido o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Crianças entre 1 a 14 anos são protegidas contra qualquer forma de constrangimento ou pressão no processo investigatório”, alertou o editor da Gazeta do Povo Omar Godoy. Segundo ele, a ação foi um verdadeiro “terror psicológico” perpetrado pelo ministro.
Rebeca, no mesmo relato, também fez um desabafo: “Confesso que toda minha experiência e estudos nesses anos atuando na área jurídica não se aplicam mais no Brasil. Essa prática de abusos por parte de membros do STF, com ilegalidades cada vez mais absurdas e frequentes, não pode perdurar”.
O vereador Guilherme Kilter ironizou a medida de Moraes diante das crianças. “De fato, deve ter muito conteúdo golpista no celular de uma menina de 7 ou 8 anos. Imagino que ali tinham provas cabais de um planejamento de golpe. É óbvio que isso é um excesso que serviu apenas para constranger a família”, afirma.
O grave estado de Jair Bolsonaro
Médicos do ex-presidente Jair Bolsonaro foram acionados na tarde desta quinta-feira (27), conforme informaram os filhos Carlos Bolsonaro e Jair Renan Bolsonaro, devido a uma crise de soluços persistente. O ex-presidente está preso na Superintendência da PF desde sábado (22).
“Ele passou por sete cirurgias, levou uma facada em uma região quase mortal. É quase uma sentença de morte lenta o que ele recebeu. Bolsonaro é tratado com menos humanidade do que vários criminosos comuns”, lamenta Godoy.
Já Kilter recordou do caso de Cleriston Pereira da Cunha, o “Clezão”, preso pelos atos do Oito de Janeiro, que morreu vítima de mal súbito no presídio da Papuda, em 2023. “Diversas vezes a defesa de ‘Clezão’ pediu atendimento médico. Até mesmo a PGR solicitou duas vezes a Moraes para liberar o atendimento. Mas o ministro negou e, infelizmente, a condenação custou também sua vida”, ele lamenta.
Críticas a Moraes na grande mídia
Em coluna no jornal O Globo, a jornalista Malu Gaspar fez duras críticas à atuação do STF, especialmente ao ministro Alexandre de Moraes. Segundo a colunista, é hora do país conter os limites das investigações da Corte. No artigo, ela também cita o caso de “Clezão”, para ilustrar as arbitrariedades do órgão.
“É importante a Malu Gaspar falar isso, pois ela tem uma credibilidade maior dentro do sistema e talvez por isso chame mais a atenção. Ela tem um talento para descrever as coisas e pode deixar a situação mais clara do que outros”, elogiou o escritor Francisco Escorsim.
O programa Última Análise faz parte do conteúdo jornalístico ao vivo da Gazeta do Povo, no YouTube. O horário de exibição é das 19h às 20h30, de segunda a sexta-feira. A proposta é discutir de forma racional, aprofundada e respeitosa alguns dos temas desafiadores para os rumos do país.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



