
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste domingo, a jornalistas na Cúpula de líderes do G20 em Joanesburgo (África do Sul), que pretende assinar o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia no próximo dia 20 de dezembro, em Brasília. A assinatura ocorrerá depois de 25 anos de negociações.
Lula afirmou que sai satisfeito do G20 e, na sequência, irá à Moçambique. Depois volta ao Brasil e não pretende viajar mais esse ano, “a não ser para assinar o acordo Mercosul União Europeia”.
A Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic), estima que o tratado pode gerar um efeito de “transbordamento”, ao tornar a indústria brasileira mais competitiva e, com isso, ampliar as exportações para outros mercados, além de inserir insumos nacionais nas cadeias produtivas europeias que abastecem outras regiões do mundo.
Simulação feita pela Secex com exclusividade ao Valor e publicada em reportagem nessa semana indica que, em um horizonte de 20 anos após o início do acordo, as exportações brasileiras totais cresceriam 2,7% na comparação com o cenário sem acordo. As vendas aumentariam 13% para o mercado europeu, mas o efeito de encadeamento das cadeias produtivas e a redução de custos de insumos também ampliariam as exportações para Estados Unidos (alta de 2,6%) e China (1,6%).
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



