
A Administração para o Controle de Drogas do governo dos Estados Unidos (DEA, na sigla em inglês) enviou, por meio do Consulado-Geral americano no Rio de Janeiro, uma carta ao secretário de Segurança Pública do estado, Victor Santos, lamentando as mortes dos quatro policiais durante a Operação Contenção, realizada na semana passada nos complexos do Alemão e da Penha. A ação das forças de segurança do Rio teve como alvo criminosos do Comando Vermelho (CV).
O documento, que foi revelado primeiramente pela coluna de Paulo Cappelli, do portal Metrópoles, expressa condolências “pela trágica perda dos quatro policiais que tombaram no cumprimento do dever” e reconhece “a coragem, dedicação e sacrifício desses profissionais que deram suas vidas em defesa da segurança pública”.
Assinada por James Sparks, representante da DEA, a carta afirma que os Estados Unidos “se colocam à disposição para qualquer apoio que se faça necessário”, sinalizando disposição de cooperar com o governo do Rio de Janeiro no combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado.
A manifestação americana ocorreu uma semana após a operação que resultou em 121 mortes, entre elas as dos quatro policiais, durante a ação contra o CV, que controla partes da Penha e do Alemão.
Segundo o jornal O Globo, o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), tenta há meses que o governo de Donald Trump reconheça o Comando Vermelho (CV) como uma organização narcoterrorista. Conforme revelou o blog de Malu Gaspar, Castro entregou à Embaixada dos Estados Unidos um relatório pedindo que a facção seja incluída na lista americana de grupos desse tipo, que já reúne organizações da Venezuela e do México.
O governo Lula, no entanto, se opõe a essa classificação. Em declarações dadas às agências Reuters e Associated Press (AP) durante viagem a Belém (PA) nesta terça-feira, o presidente brasileiro chamou a operação no Rio de “matança” e anunciou que o governo federal pretende investigar a ação policial na capital fluminense, afirmando que “a decisão do juiz era uma ordem de prisão, não uma ordem de matança”.
Levantamento feito pela Genial Investimentos/Quaest mostrou que 64% dos moradores do estado do Rio aprovam a operação e 73% defendem que a polícia realize novas ações semelhantes em comunidades controladas por facções criminosas.
Veja a íntegra da carta da DEA:
É com profundo pesar que expressamos nossas mais sinceras condolências pela trágica perda dos quatro policiais que tombaram no cumprimento do dever, durante a recente Operação Contenção no Complexo do Alemão.
Sabemos que a missão de proteger a sociedade exige coragem, dedicação e sacrifício, e reconhecemos o valor e a honra desses profissionais que deram suas vidas em defesa da segurança pública.
Neste momento de luto, reiteramos nosso respeito e admiração pelo trabalho incansável das forças de segurança do estado e nos colocamos à disposição para qualquer apoio que se faça necessário.
Receba, Senhor Secretário, nossos votos de força e consolo diante dessa irreparável perda.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



