
O Ibovespa anotou uma sessão de correção nesta segunda-feira e subiu 0,78%, aos 141.783 pontos, embalado pelo bom humor visto nos mercados acionários americanos. Na máxima do dia, o índice avançou acima de 1% e tocou os 142.303 pontos, distante da mínima intradiária de 140.682 pontos. No fim de semana, a postura mais moderada do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação à China, elevou o apetite por risco nos mercados. Na sexta-feira, o líder dos EUA tinha ameaçado o gigante asiático com tarifas adicionais de 100%.
O alívio nos ativos domésticos foi amplificado na sessão de hoje pela menor liquidez. Em razão do feriado do Dia do Colombo nos Estados Unidos, o mercado de Treasuries permaneceu fechado, assim como o de bonds corporativos. O fechamento de ambos pode ter impedido uma piora local após o tombo provocado por um “sell-off” dos títulos de dívida externa negociados em Nova York da Raízen na última sexta-feira e que afetou bastante o risco Brasil, medido pelos spreads dos contratos de CDS (Credit Default Swap) de cinco anos do país.
O desempenho do Ibovespa também foi impulsionado pelo avanço de blue chips de commodities e de bancos. No fim do dia, as ações PN da Petrobras subiram 0,97%, ao passo que as ON da Vale avançaram 1,49%. Entre os bancos, o destaque de alta ficou para as ON de Banco do Brasil, que subiram 1,31%.
O volume financeiro negociado pelo Ibovespa foi de apenas R$ 10,4 bilhões e de R$ 14,6 bilhões na B3. Já em Wall Street, os principais índices tiveram alta forte: o Nasdaq teve ganhos de 2,21%; o S&P 500 subiu 1,56%; e Dow Jones avançou 1,29%.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com