
O presidente dos EUA, Donald Trump, redobrou suas críticas às autoridades de Chicago nesta quarta-feira (8) e pediu a prisão do prefeito, Brandon Johnson, e do governador de Illinois, J.B. Pritzker, ambos democratas, por não garantirem proteção aos agentes de imigração durante as batidas policiais na cidade.
“O prefeito de Chicago deveria estar preso por não proteger os agentes do ICE! E o governador Pritzker também!”, escreveu o presidente republicano na plataforma Truth Social.
Trump já havia condenado as posturas de Pritzker e de Johnson na terça-feira, no Salão Oval, destacando a “incapacidade” das autoridades de lidar com “questões criminais” em Chicago.
Os confrontos entre o presidente e os democratas se intensificaram desde o lançamento da Operação Midway Blitz, há um mês, liderada pelo Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) para “garantir a segurança” na cidade.
As batidas policiais resultaram em múltiplas prisões, principalmente para deportação, em linha com a dura política anti-imigração do governo republicano. Essas operações desencadearam crescentes protestos desde então.
Apesar da oposição do prefeito Johnson e do governador Pritzker, que processaram o governo para bloquear os esforços, o presidente dos EUA ordenou o envio de centenas de soldados da Guarda Nacional em resposta aos protestos contra as incursões e o que ele considera “crime desenfreado” em Chicago.
Trump também insinuou na terça-feira que poderia invocar a atual Lei da Insurreição, um dos poderes de emergência mais abrangentes, para justificar o envio de tropas para reprimir protestos em Chicago, após ameaçar fazê-lo em Portland, Oregon.
Cerca de 200 soldados enviados do Texas já estão mobilizados em Chicago, prontos para serem mobilizados, com outros 300 soldados de Illinois se preparando para serem mobilizados nos próximos dias.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com