
O Ministério da Saúde confirmou neste sábado (4) a notificação de 127 casos de intoxicação por metanol em bebidas alcoólicas no país, sendo 11 casos laboratoriais confirmados e 116 ainda em investigação, além de 12 óbitos registrados, dos quais um já confirmado em São Paulo e outros 11 em análise.
Segundo a pasta, outros 104 foram notificados em São Paulo e 7 em investigação em Pernambuco, seguido por Mato Grosso do Sul (4), Bahia, Goiás e Paraná (2 cada), além de notificações isoladas em Distrito Federal, Roraima, Minas Gerais, Mato Grosso, Espírito Santo e Piauí.
Para enfrentar a situação, o ministro Alexandre Padilha anunciou a aquisição de mais 12 mil ampolas de etanol farmacêutico e 2,5 mil unidades de fomepizol. A medida amplia a rede de atendimento com os dois principais antídotos para intoxicação por metanol.
“Já tínhamos adquirido 4,3 mil ampolas e agora garantimos mais 12 mil, que serão distribuídas aos centros de toxicologia e hospitais universitários. Essa ampliação assegura que nenhum paciente fique sem acesso ao tratamento adequado”, disse mais cedo em um evento em Teresina (PI).
Presidente do PT ataca Trump em meio às tentativas de Lula por uma aproximação
As doses de etanol farmacêutico reforçarão as 4,3 mil ampolas já enviadas aos estoques do SUS por meio dos hospitais universitários federais, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). A distribuição começou neste sábado (4), priorizando Bahia, Pernambuco, Paraná, Mato Grosso e Distrito Federal, estados que já notificaram casos suspeitos.
Os dois medicamentos, etanol e fomepizol, podem ser aplicados imediatamente em pacientes com suspeita de intoxicação, sem necessidade de aguardar exames laboratoriais. O ministério, porém, destaca que o uso deve ocorrer exclusivamente sob prescrição e monitoramento médico.
“Seguimos a ciência e as orientações dos especialistas. O etanol farmacêutico e o fomepizol são tratamentos comprovados e reconhecidos pela comunidade médica internacional”, reforçou o ministro.
A compra das 2,5 mil unidades de fomepizol foi viabilizada em parceria com o Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e um fabricante do Japão. O medicamento, considerado específico para intoxicação por metanol, deve chegar ao Brasil na próxima semana e será distribuído conforme a demanda apresentada por cada estado.
Por outro lado, a Polícia Federal investiga a origem das bebidas falsificadas que, em menos de uma semana, se descobriu que ultrapassou os limites do estado de São Paulo, que concentrava as intoxicações.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com