
O presidente dos EUA, Donald Trump, enviou um informe confidencial ao Congresso nesta semana declarando guerra aos cartéis de drogas.
De acordo com o documento, ao qual o The New York Times e a Associated Press tiveram acesso, Washington defende que está envolvido em um “conflito armado formal” com o narcotráfico, que sua equipe rotulou como “terrorismo” recentemente.
Com a classificação, suspeitos de serem traficantes passarão a ser considerados “combatentes ilegais”. A medida é a mais recente justificativa do governo para respaldar suas ações militares no Caribe contra embarcações da Venezuela.
A mudança de status das operações para “conflito armado ativo” colocaria os Estados Unidos em uma posição legal no sentido jurídico para poder prender e até eliminar ameaças estrangeiras, visto que são consideradas organizações terroristas.
No mês passado, as Forças Armadas americanas realizaram três ataques contra embarcações venezuelanas consideradas suspeitas de envolvimento com o narcotráfico, justificando que as ações visavam a “autodefesa”.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com