
O tufão Bualoi atingiu o norte do Vietnã na madrugada de segunda-feira (29), danificando casas e derrubando redes de energia, deixando pelo menos uma pessoa morta e 12 pescadores desaparecidos, enquanto a tempestade trazia chuvas torrenciais e grandes ondas.
O tufão estava sobre a província de Nghe An às 08h00 (01h00 GMT) , com velocidades máximas do vento diminuindo de 117 km/h para 88 km/h quando atingiu o solo horas antes, de acordo com a agência nacional de previsão do tempo.
Antes de atingir a costa, Bualoi avançou ao longo da costa do país por várias horas, causando ondas de até oito metros de altura, de acordo com a agência meteorológica nacional.
Uma pessoa morreu após ser atingida pela enchente na cidade de Hue, enquanto 12 pescadores estavam desaparecidos depois que ondas enormes afundaram quatro barcos de pesca na província de Quang Tri, informou a mídia estatal.
Antes da chegada do tufão, o governo evacuou mais de 28,5 mil pessoas, enquanto centenas de voos foram cancelados ou atrasados, pois quatro aeroportos nas províncias centrais foram fechados.
O ciclone provocou fortes chuvas na maior parte do Vietnã desde sábado (28), e as autoridades alertaram sobre o risco de graves inundações e deslizamentos de terra.
A previsão é de que a precipitação em várias partes do país chegue a 500 milímetros até terça-feira (30), de acordo com a agência meteorológica.
Com um longo litoral voltado para o Mar da China Meridional, o Vietnã é propenso a tufões que geralmente se formam a leste das Filipinas, onde pelo menos 10 pessoas morreram após a passagem de Bualoi na semana passada.
@BelfordRoxo24h – Aqui, a informação nunca para.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97915-5787