
Um foguete da SpaceX decolou da Flórida, no início da manhã desta sexta-feira (13), com uma tripulação composta por dois astronautas da Nasa, dos Estados Unidos, uma astronauta francesa e um cosmonauta russo, com destino à Estação Espacial Internacional para uma missão científica de oito meses em órbita terrestre.
O foguete Falcon 9 de dois estágios, encimado por uma cápsula Crew Dragon operada de forma autônoma, foi lançado da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral, na costa da Flórida, por volta das 7h15 (horário de Brasília).
Uma transmissão ao vivo da Nasa-SpaceX mostrou o veículo de 25 andares se elevando da torre de lançamento enquanto seus nove motores Merlin entravam em funcionamento, consumindo 700.000 galões de combustível por segundo.
Empresa fundada pelo bilionário Elon Musk
Os quatro tripulantes devem chegar à estação espacial na tarde de sábado (14), após um voo de 34 horas, acoplando-se à plataforma laboratorial em órbita a cerca de 250 milhas (420 km) acima da Terra.
A missão, designada Crew-12, marca a 12ª equipe de longa duração da ISS que a NASA enviou a bordo de um veículo de lançamento da SpaceX desde que a empresa privada de foguetes fundada em 2002 pelo bilionário Elon Musk começou a transportar astronautas americanos para a órbita, em maio de 2020.
A Crew-12 é liderada por Jessica Meir, 48 anos, astronauta veterana e bióloga marinha, em sua segunda viagem à estação espacial, quase sete anos após fazer história com a colega da Nasa Christina Koch ao completar a primeira jornada espacial exclusivamente feminina da história.
Juntam-se a ela Jack Hathaway, 43, ex-piloto de caça da Marinha dos EUA e astronauta novato; a astronauta da Agência Espacial Europeia Sophie Adenot, 43, piloto de helicóptero da França; e o cosmonauta russo Andrey Fedyaev, ex-piloto militar em sua segunda missão à ISS.
Pesquisa científica, médica e técnica
Ao chegar, a equipe começará uma série de tarefas de pesquisa científica, médica e técnica em microgravidade, segundo a Nasa. Entre elas, estão estudos sobre bactérias causadoras de pneumonia para aprimorar tratamentos na Terra e experimentos sobre interações entre plantas e microrganismos fixadores de nitrogênio para aumentar a produção de alimentos no espaço.
A Crew-12 será recebida na estação espacial por três ocupantes atuais — o astronauta da Nasa Chris Williams e os cosmonautas da Roscosmos Sergey Kud-Sverchkov e Sergei Mikaev.
Quatro membros da Crew-11, que deveriam permanecer a bordo até a chegada da Crew-12, partiram algumas semanas antes do previsto, quando uma condição de saúde grave não divulgada que afetava um deles forçou um voo de evacuação médica sem precedentes de volta à Terra em meados de janeiro.
Consórcio opera a estação internacional
A Estação Espacial Internacional, que tem o comprimento de um campo de futebol americano e é considerada o maior objeto já construído pelo homem no espaço, é operada continuamente por um consórcio liderado por Estados Unidos e Rússia, que inclui Canadá, Japão e 11 países europeus.
Os primeiros componentes do posto avançado foram lançados há mais de um quarto de século. Ele foi concebido como parte de um empreendimento multinacional para melhorar as relações entre Washington e Moscou após o colapso da União Soviética e o fim das rivalidades da Guerra Fria, que impulsionaram a corrida espacial original entre EUA e União Soviética nas décadas de 1950 e 1960.
A NASA afirmou que está comprometida em manter a estação espacial em operação até o fim de 2030.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



