
A tensão escala em Washington após um ataque fatal contra a Guarda Nacional, que levou o governo Trump a anunciar uma imediata revisão de green cards para cidadãos de 19 países. Em outras frentes, a Casa Branca indicou uma ação militar iminente na Venezuela e buscou mediar tensões entre Japão e China. Enquanto isso, a instabilidade política se aprofunda na América Latina, com a condenação de um ex-presidente no Peru por tentativa de golpe e sanções contra o presidente da Colômbia por irregularidades eleitorais.
Aqui está o resumo diário da editoria Mundo, compilado e sintetizado para o grande público.
Tensão em Washington: ataque deixa agente morta e governo anuncia revisão de green cards
Um ataque perto da Casa Branca, em Washington, resultou na morte de uma agente da Guarda Nacional. A informação foi confirmada pelo Presidente dos EUA, Donald Trump. O incidente deixou outros dois membros da corporação feridos. Em resposta direta ao ataque, o governo americano anunciou que irá revisar os green cards concedidos a cidadãos de 19 países.
Governo Trump sinaliza ação na Venezuela e busca moderação na Ásia
O Presidente Donald Trump afirmou que os EUA agirão por terra contra traficantes da Venezuela. A operação deve começar “muito em breve”. Em outra frente diplomática, Trump pediu ao Japão para reduzir as tensões com a China. O pedido ocorreu após uma ligação com o líder chinês, Xi Jinping, segundo informações da imprensa.
- Trump afirma que EUA começarão “muito em breve” a agir por terra contra traficantes da Venezuela
- Trump pediu ao Japão para “baixar o tom” contra a China após ligação com Xi, diz jornal
Rússia condena responsáveis por ataque na Crimeia e reage a EUA e Japão
A Justiça russa condenou oito pessoas à prisão perpétua. A pena foi aplicada pela participação na explosão da Ponte da Crimeia. O presidente Vladimir Putin comentou sanções recentes dos EUA contra petroleiras russas. Ele afirmou ter sido “pego de surpresa”. A Rússia também prometeu uma resposta aos planos do Japão de posicionar mísseis perto de Taiwan.
Destaques da política europeia: de protestos no Reino Unido a tensões na França
No Reino Unido, o ativista de direita Tommy Robinson tem reunido multidões em manifestações. Ele recebe apoio público do empresário Elon Musk. Na Espanha, a justiça ordenou a prisão de ex-ministros ligados ao premiê socialista. A ordem se deu em meio a um escândalo de corrupção. Na França, o parlamento rejeitou simbolicamente o acordo comercial entre UE e Mercosul. O Presidente Emmanuel Macron também anunciou um serviço militar voluntário de 10 meses a partir de 2026.
Judiciário e política agitam Peru, Colômbia e Venezuela
Um ex-presidente do Peru foi condenado a 11 anos de prisão por tentativa de autogolpe. Na Colômbia, o tribunal eleitoral identificou irregularidades na campanha presidencial de Gustavo Petro. O órgão sancionou o atual presidente. A Venezuela, por sua vez, revogou as licenças aéreas de companhias como Gol e Latam, afetando voos na região.
Conteúdo gerado por inteligência artificial com base em material da Gazeta do Povo, e submetido a revisão factual. Por se tratar de uma tecnologia experimental, podem ocorrer imprecisões. Relate qualquer erro para: [lab@gazetadopovo.com.br].
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com



