
Na madrugada desta sexta-feira (10), o Congresso do Peru destituiu a presidente Dina Boluarte de forma relâmpago, declarando sua “permanente incapacidade moral” diante da crise de segurança no país sul-americano.
Boluarte, que enfrentava uma crise de popularidade e era criticada tanto pela direita quanto pela esquerda do Peru, deu lugar a José Jerí, que era presidente do Congresso do país e se tornou o sétimo presidente do país em pouco mais de nove anos.
Desde que o esquerdista Ollanta Humala terminou seu governo, em julho de 2016, nenhum mandatário peruano conseguiu cumprir na íntegra os cinco anos de mandato presidencial.
Em 2018, o então presidente Pedro Pablo Kuczynski (conhecido como PPK), que havia vencido a eleição de 2016 para suceder Humala, renunciou devido a denúncias envolvendo a empreiteira brasileira Odebrecht.
Seu sucessor, Martín Vizcarra, que assumiu por ser o vice-presidente, sofreu impeachment em novembro de 2020, também acusado de corrupção. Depois, veio Manuel Merino, presidente do Congresso, que desistiu após apenas cinco dias devido aos protestos da população peruana.
Francisco Sagasti, presidente do Legislativo, ficou no cargo até julho de 2021, quando foi substituído por Pedro Castillo, vencedor no segundo turno de uma eleição presidencial apertada contra a filha do ex-presidente Alberto Fujimori (1990-2000), a direitista Keiko Fujimori, que classificou a vitória do adversário como “ilegítima”.
Em dezembro de 2022, Castillo foi destituído pelo Parlamento do Peru e preso em seguida após tentar um autogolpe e Boluarte, sua vice, assumiu.
A nova presidente se distanciou da esquerda, que a acusou de reprimir com violência protestos contra a destituição de Castillo, mas também perdeu apoios da direita e agora sofreu o mesmo destino político do seu antecessor.
Um termômetro da crise política no Peru é que o país tem uma penitenciária chamada de prisão dos ex-presidentes, o presídio de Barbadillo. Lá, estão detidos Humala, Alejandro Toledo (ambos condenados por corrupção) e Castillo.
Alberto Fujimori, que morreu em setembro de 2024 depois de ter sido colocado em liberdade em dezembro de 2023, também já esteve detido na unidade.
A ex-primeira-dama Nadine Heredia, esposa de Humala, foi condenada pela Justiça peruana em abril, junto do marido, a 15 anos de prisão por lavagem de dinheiro pelo financiamento ilegal nas campanhas do ex-presidente em 2006 e 2011, mas recebeu asilo diplomático no Brasil.
Em entrevista ao jornal peruano El Comércio, Luis Miguel Castilla, ex-ministro da Economia e Finanças e presidente executivo do think tank Instituto Videnza, disse que o país nunca passou por “um período de tamanha volatilidade política”, mas destacou que tem havido “uma espécie de dissociação entre a instabilidade política e o fato de a economia estar crescendo”.
“Em geral, os indicadores macroeconômicos estão estáveis. Mas se não resolvermos a questão a longo prazo e alcançarmos um mínimo de estabilidade política no país, isso pode nos colocar em um clube de países em que não queremos estar. É difícil ter uma previsão de longo prazo, e isso requer um governo com maioria no Congresso”, disse Castilla.
O especialista disse que Jerí começa bem ao iniciar seu mandato com foco em “duas questões: a crise de segurança que estamos enfrentando e a garantia de eleições livres e justas [em abril de 2026]”.
“É um começo, mas precisamos ouvir mais detalhes e, principalmente, ver qual será a equipe que o acompanhará”, ponderou.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com