
O Nubank lançou nesta segunda-feira (29) um cartão de crédito para adolescentes de 16 e 17 anos. O limite será definido pelo valor das “Caixinhas”, ferramenta da fintech para guardar dinheiro. Caso a fatura não seja paga até o vencimento, o débito será feito automaticamente desse saldo.
Segundo Felipe Sotto-Maior, gerente sênior do segmento para menores de idade, a criação do produto veio da demanda dos próprios clientes. “Esse era o produto que eles mais pediam, e era um produto que tinha um desafio, porque a gente tem uma limitação de como oferecer crédito para menores de idade”, disse.
A solução foi atrelar o cartão aos recursos aplicados em “Caixinhas”, que são Recibos de Depósito Bancário (RDBs) emitidos pelo Nubank, com rendimento de 100% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI) e liquidez diária. O valor utilizado no cartão fica bloqueado nas “Caixinhas” até o pagamento da fatura e, caso não haja quitação, é debitado automaticamente.
Para Sotto-Maior, o uso mais comum deve ser em serviços digitais. “Acho que além do dia a dia, vai ter uma demanda grande ligada ao uso online. O cartão de débito, apesar de ter o cartão virtual, tem um pouco mais limitação no uso online, e o crédito é mais universal, até quando a gente fala de compras internacionais”, disse.
O Nubank tem medidas de segurança específicas para o público menor de idade, que também valem para o novo cartão. Os responsáveis podem acompanhar as movimentações pelo controle parental, e os adolescentes têm o acesso a casas de apostas online bloqueado. “A gente está sempre atento e atualizando essa lista [de casas de aposta online] para garantir a segurança dos nossos usuários de menor idade”, disse.
Sotto-Maior destacou ainda o caráter educacional do cartão. O Nubank criou um sistema de avisos, em formato de farol, para orientar o jovem sobre o uso do crédito. A luz verde indica o pagamento da fatura com recursos próprios até o vencimento; a amarela, se usa o dinheiro das “Caixinhas” para quitar a dívida; e a vermelha, a ausência de pagamento. “A gente está desenvolvendo toda uma jornada gamificada, ligado ao ensino de comportamentos que são financeiramente saudáveis ou responsáveis.”
De acordo com dados do Nubank, 51% dos clientes entre 16 e 17 anos já possuem “Caixinhas” ativas. “É super legal a adoção. Acho que também é um sinal de que todo esse trabalho de educação financeira que vem sendo feito no Brasil há anos está dando frutos. Uma geração que já começa a se preocupar em guardar dinheiro é um bom sinal para o futuro deles”, disse o executivo.
O cartão de crédito será oferecido gradualmente, e os responsáveis receberão notificação por e-mail quando o produto estiver disponível.
@BelfordRoxo24h – Aqui, a informação nunca para.
Fala com a gente no WhatsApp: (21) 97915-5787