
O administrador interino da Nasa, Sean Duffy, afirmou nesta segunda-feira (20) que a SpaceX “está ficando para trás” na corrida espacial com a China para retornar à Lua e que o governo americano abrirá o contrato que havia assinado com a empresa de Elon Musk para outras empresas espaciais.
“O problema é que eles estão ficando para trás. Eles estenderam seus prazos e estamos em uma corrida contra a China. O presidente [Donald Trump] e eu queremos chegar à Lua durante este mandato, então vou abrir o contrato”, disse Duffy em entrevista à Fox News.
A Nasa afirmou em 2021 que havia fechado um contrato no valor de aproximadamente US$ 2,9 bilhões com a SpaceX para fornecer o módulo de pouso para a missão Artemis III, que visa marcar o retorno do homem à Lua mais de cinco décadas depois.
A data desta missão, no entanto, foi adiada e agora está programada para não antes do que 2027.
Embora Duffy tenha dito que a SpaceX é “uma empresa incrível” que ele adora, o diretor enfatizou que a prioridade é chegar à Lua o mais rápido possível, independentemente da empresa espacial escolhida.
Ele mencionou a Blue Origin, a empresa espacial do fundador da Amazon, Jeff Bezos, como uma das opções potenciais.
“Se a SpaceX atrasar e a Blue Origin conseguir fazer isso antes deles… Bom para a Blue Origin!”, acrescentou a autoridade americana.
Em junho, quando Musk e Trump brigaram após a saída do empresário da gestão do presidente americano, este sugeriu que subsídios e contratos das empresas do bilionário com o governo dos Estados Unidos deveriam ser revogados.
Musk respondeu afirmando que desativaria a nave espacial Dragon, mas voltou atrás.
Em setembro, durante o velório do ativista conservador Charlie Kirk, o empresário e Trump ensaiaram uma reaproximação, ao serem vistos conversando animadamente nos camarotes do State Farm Stadium, em Glendale, no Arizona.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com