
O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, está perto de obter a maioria dos assentos no Parlamento, o que poderia ajudá-lo a enfrentar as imposições comerciais americanas com mais celeridade. A mudança no equilíbrio de poder está prestes a se concretizar depois que um parlamentar da oposição decidiu migrar para o Partido Liberal.
Por serem minoria no Congresso desde as eleições de abril passado, os liberais precisam contar com o apoio da oposição para aprovar leis importantes, como o orçamento. Esse processo pode ser lento, e Carney afirmou que almeja obter a maioria parlamentar para reagir mais rapidamente às medidas comerciais impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
Carney afirmou que Matt Jeneroux, do Partido Conservador, que até então pertencia à oposição, vai passar a se sentar com os liberais na Câmara dos Comuns.
Assim, os liberais centristas passam a ter 169 cadeiras dos 343 assentos na Câmara dos Comuns, faltando três para alcançar a maioria.
“O mundo mudou, e o Canadá precisa mudar com ele. Este é um momento para nos unirmos — e juntos, construiremos um futuro mais forte”, disse ele em uma publicação no X.
É esperado que Carney se encontre com Jeneroux ainda nesta quarta-feira. O parlamentar afirmou em um comunicado que desejava ajudar a enfrentar as “pressões sem precedentes” sobre a prosperidade e a soberania canadenses.
Uma maioria abriria caminho para que Carney permanecesse no cargo até abril de 2029. As eleições canadenses são realizadas no mínimo a cada quatro anos.
Carney precisa anunciar formalmente eleições especiais para preencher as três vagas que estão abertas. Duas delas estão em redutos liberais e devem representar vitórias fáceis para o partido, mas as pesquisas indicam que a terceira, em um subúrbio de Montreal, será uma disputa muito mais acirrada.
Essa é a terceira deserção dos Conservadores para os Liberais nos últimos meses e aumentará a pressão sobre o líder Pierre Poilievre, que sobreviveu a uma avaliação de liderança no mês passado, após desperdiçar uma grande vantagem e perder a eleição de abril de 2025.
“Mark Carney está tentando se apoderar de um governo liberal majoritário e custoso, contra o qual os canadenses votaram na última eleição, por meio de acordos sujos nos bastidores”, disse Poilievre em uma postagem no X, acusando Jeneroux de traição.
📢 Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para
📞 WhatsApp da Redação: (21) 97915-5787
🔗 Canal no WhatsApp: Entrar no canal
🌐 Mais notícias: belfordroxo24h.com







