Na última terça-feira (16), a mente por trás do famoso fórum BreachForums foi condenado a três anos de prisão. Conor Brian Fitzpatrick, de 22 anos, é conhecido por ter sido o fundador e principal administrador do fórum, responsável por armazenar, vender e vazar informações sigilosas de diversas pessoas e organizações.
A nova condenação de três anos é uma pena até bem branda em relação à anterior, na qual os promotores solicitavam que o cibercriminoso cumprisse entre 15 e 20 anos. O objetivo da promotoria era passar uma clara mensagem sobre as punições que aguardavam outros criminosos desse segmento.
Conhecido nos fóruns como “Pompompurin”, Fitzpatrick foi preso em março de 2023 e se declarou culpado de cometer fraude em dispositivos de acesso e até mesmo de posse de material de abuso sexual infantil. O procurador do Distrito Leste da Virgínia, Erik S. Siebert, aponta que os crimes de Conor “foram tão extensos que o dano é difícil de quantificar, e o dano humano de sua coleção de material de abuso sexual infantil é incalculável”.
O Departamento de Justiça ainda alega que o criminoso violou as condições pré-julgamento ao usar internet em dispositivos não monitorados. Antes da nova condenação, Fitzpatrick cumpria pena em prisão domiciliar, monitorado por GPS por dois anos e estava impedido de acessar a internet.
O que foi o BreachForums?
Extremamente popular entre cibercriminosos há alguns anos, o BreachForums é um sucessor direto do RaidForums, fechado pelo FBI, e criado em março de 2022. A plataforma se tornou um ponto de acesso para a comercialização ilegal de dados sigilosos roubados em ataques cibernéticos.
- O crescimento do BreachForums foi exponencial e teve mais de 300 mil membros ativos, mesmo que em um curto período;
- Dentre os dados vazados, estavam informações sobre operadores de telecomunicações, redes sociais, empresas de saúde, investimento e agências governamentais;
- O estopim foi um vazamento de dados de planos de saúde da Câmara dos Representantes dos EUA, que continha informações pessoais de membros e seus familiares;
- Conor Fitzpatrick e seus colaboradores ganharam cerca de US$ 700 mil (R$ 3,7 milhões) ao facilitar a venda de dados roubados.
Com o escândalo desse vazamento, o FBI entrou em cena para investigar o BreachForums. A inteligência norte-americana encontrou Fitzpatrick por meio do seu apelido “Pompompurin” e realizou a prisão do até então suspeito, que depois confessou suas atividades.
Para mais informações sobre grupos hackers e segurança na internet, fique de olho no site do TecMundo.
Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para.
Denúncias e sugestões: (21) 97915-5787
Siga também nas redes sociais: @BelfordRoxo24h