Nesta segunda-feira (21), a Meta, proprietária das redes sociais Instagram e Facebook, anunciou que está testando uma nova tecnologia de verificação por selfies em vídeo para auxiliar os usuários a recuperarem o acesso às suas contas. A medida visa ajudar principalmente quem esqueceu a senha e não tem o celular em mãos para receber o código de segurança, assim como aqueles que tiveram suas contas invadidas após caírem em golpes.
A nova verificação em vídeo consiste em comparar a selfie capturada na hora com as fotos de perfil existentes na conta do usuário. Esse processo é semelhante à verificação utilizada por alguns bancos e não ficará visível para amigos ou seguidores no perfil. Após a conclusão do processo, os dados gerados com a selfie serão excluídos, garantiu a Meta.
Essa nova opção é adicionada aos demais métodos de recuperação de contas que a Meta já oferece. Até o momento, em casos de contas comprometidas, o procedimento principal exigia que o titular enviasse uma foto de um documento oficial para confirmar sua identidade.
Combate a anúncios fraudulentos
Além de auxiliar na recuperação de contas, o reconhecimento facial também está sendo testado para combater anúncios fraudulentos. A Meta iniciou essa proteção com um pequeno grupo de figuras públicas, com previsão de expandir o teste em dezembro e lançar oficialmente em 2025.
O objetivo é impedir que imagens de celebridades sejam usadas indevidamente em anúncios que promovem sites falsos, atraindo vítimas para divulgarem seus dados pessoais ou realizarem transferências de dinheiro. Essa prática, que muitas vezes utiliza imagens adulteradas, os chamados deepfakes, será bloqueada caso o sistema identifique que a foto ou vídeo corresponde ao perfil de uma pessoa pública. Os famosos incluídos nesse teste serão notificados e terão a opção de desativar essa proteção extra a qualquer momento.
A vice-presidente de Políticas de Conteúdo da Meta, Monika Bickert, destacou que o objetivo da empresa é ajudar a proteger as pessoas e suas contas, mesmo em um ambiente adverso. “Queremos ser mais rápidos, precisos e eficazes na proteção dos usuários”, afirmou.
Tecnologia contra perfis falsos e deepfakes
A Meta também avalia ampliar o uso do reconhecimento facial para identificar e bloquear contas que se passam por figuras públicas, uma prática comum para aplicar golpes em outros usuários. Segundo a empresa, ferramentas de análise automática de anúncios já verificam elementos como textos, imagens e vídeos em postagens publicitárias, além de receberem denúncias dos próprios usuários.
Fique por dentro!
O BelfordRoxo24h está sempre atento às novidades e à segurança de seus seguidores. Se você encontrar algo suspeito, não hesite em entrar em contato. A sua denúncia é fundamental para manter o ambiente virtual seguro para todos.
Para enviar denúncias ou sugestões, entre em contato pelo WhatsApp: (21) 97915-5787 ou clique no link do canal de WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Vaeuc09HQbRzJSttqN1V. Siga também nossas redes sociais em @BelfordRoxo24h. Aqui a informação nunca para!