Belford Roxo está entre os nove municípios do estado do Rio de Janeiro escolhidos para receber um plano piloto que visa fortalecer a resistência urbana e mitigar os impactos de tragédias climáticas. Este projeto faz parte da iniciativa estadual Rio Inclusivo e Sustentável, realizada em parceria com a ONU Habitat, e contará com um investimento de US$ 1,3 milhão.
A cidade foi selecionada devido aos significativos impactos sofridos pelas chuvas nos últimos anos. Com o objetivo de adaptar ações às necessidades específicas de Belford Roxo, o projeto inclui capacitação para fortalecer a resistência urbana e climática, avaliação de riscos junto às autoridades municipais e a comunidade, utilizando autoavaliação e mapeamento participativo, e a criação de um Marco de Ação de Resistência, que engloba estratégias de adaptação.
Durante o evento Diálogos RJ, Larissa Ferreira da Costa, assessora especial de Cidades Resilientes da Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade, destacou a importância de adaptar ações específicas para cada município, permitindo que, no futuro, as estratégias desenvolvidas possam ser replicadas em outras regiões.
Além disso, a Defesa Civil do estado do Rio de Janeiro oferece treinamentos para lidar com desastres, essenciais para preparar a população e promover uma mudança de comportamento em situações de risco. Segundo Kellen Salles, diretora da escola de Defesa Civil, essa preparação é crucial para garantir a segurança dos moradores em momentos críticos.
Belford Roxo também se beneficiará das soluções de engenharia previstas pelo projeto, como a canalização e retenção da água das chuvas, que são fundamentais para evitar enchentes e deslizamentos de terra.
Com essas ações, Belford Roxo dá um importante passo para se tornar uma cidade mais resistente e preparada para enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas.
BelfordRoxo24h, aqui a informação nunca para.