No último sábado (09), o Ciep 037 – Ernesto Guevara, localizado no bairro Bom Pastor, foi palco do projeto “Levando Cidadania”, uma iniciativa conjunta do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), da Secretaria de Estado de Governo e da Prefeitura de Belford Roxo.
Durante essa ação social, os moradores tiveram acesso a uma ampla gama de serviços, incluindo atendimento para documentação, assistência social, saúde, além de oportunidades para discussões em rodas de conversas sobre temas cruciais. A comunidade local se beneficiou de serviços como registro tardio de nascimento, correção de certidões, solicitação de pensão alimentícia, emissão de documentos, inscrições em vagas de trabalho, e diversos outros.
As atividades sociais e culturais foram destaque, com enfoque especial na educação no trânsito para crianças e adolescentes, ouvidoria itinerante, programa Replantar e Fumaça Zero, teste de diagnóstico da Covid-19, aferição de pressão arterial e glicose. Rodas de conversa abordaram temas importantes, como os impactos sociais na violação de direitos da população LGBTQIAPN+, o combate ao racismo e à intolerância religiosa, e o Programa Protegendo o Futuro, que busca a identificação civil e biométrica de crianças e adolescentes.
Rafael de Milan, Secretário Municipal de Direitos Humanos e Igualdade Racial, expressou sua gratidão pelo envolvimento de todas as secretarias no evento, destacando a importância do projeto na questão do registro para aqueles que precisam se identificar.
A desembargadora do TJRJ e coordenadora do programa Justiça Itinerante, Cristina Tereza Gaulia, enfatizou que o projeto não é apenas uma ação social, mas sim um esforço de fortalecimento da cidadania. Ela ressaltou o compromisso em levar justiça e registro de nascimento a territórios onde as pessoas enfrentam dificuldades.
Isadora Brandão Araújo da Silva, Secretária Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, elogiou a iniciativa, destacando sua importância para garantir o direito à educação e à documentação civil desde a infância.
A moradora da região, Anita de Santos, de 68 anos, elogiou a ação, destacando a variedade de serviços oferecidos e a gratuidade do evento. Ela expressou sua satisfação com a oportunidade de verificar pressão, fazer exames e tomar vacina no próprio bairro.
O evento foi um sucesso, fortalecendo a cidadania e proporcionando serviços essenciais à comunidade do Bom Pastor e bairros vizinhos. A parceria entre órgãos governamentais demonstrou mais uma vez o compromisso em melhorar a qualidade de vida da população local.