Neste domingo (20), a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) anunciou a redução da produção de água na Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, localizada em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A medida foi necessária devido às recentes alterações na qualidade da água bruta, provocadas pelas chuvas intensas que atingiram a região da bacia hidrográfica do Guandu. Atualmente, a ETA Guandu está operando com apenas 73% de sua capacidade, o que pode causar desabastecimento em diversos municípios da Baixada Fluminense e do Rio de Janeiro.
A Águas do Rio, concessionária responsável pelo abastecimento em parte dos municípios da Baixada e em regiões da capital, emitiu um alerta aos moradores. O abastecimento de água está comprometido em bairros do Centro, Zonas Sul e Norte do Rio de Janeiro, assim como nos municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nova Iguaçu, Nilópolis, Queimados e São João de Meriti.
Diante dessa situação, a Águas do Rio orienta a população a economizar água e a utilizar as reservas de cisternas e caixas d’água para atividades essenciais, priorizando o consumo consciente. A Rio+Saneamento, que atua em 22 bairros da Zona Oeste, também informou que haverá impacto no abastecimento e recomendou que os moradores evitem desperdícios e adiem tarefas não prioritárias que exijam o uso de água.
Os bairros da Zona Oeste mais afetados incluem Bangu, Campo Grande, Cosmos, Realengo, Santa Cruz, entre outros. Na região da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, a concessionária Iguá também relatou que poderão ocorrer episódios de baixa pressão ou mesmo falta d’água. A empresa reforça a necessidade de uso racional da água durante este período de redução da produção.
A previsão é que a distribuição de água seja retomada de forma integral em até 24 horas após a normalização da qualidade da água bruta pela Cedae. Para minimizar o impacto, a Iguá está disponibilizando caminhões-pipa para suprir as necessidades de locais emergenciais, como hospitais e clínicas.
Os técnicos da Cedae continuam monitorando continuamente as condições da água bruta, e a produção integral da ETA Guandu será retomada assim que os padrões de qualidade forem restabelecidos. A Cedae se compromete a garantir que a população seja impactada o mínimo possível durante esse período de adaptações.
Para mais informações e atualizações, siga o BelfordRoxo24h nas redes sociais (@BelfordRoxo24h). Caso precise fazer uma denúncia ou tenha sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (21) 97915-5787 ou pelo canal de WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029Vaeuc09HQbRzJSttqN1V. BelfordRoxo24h: aqui a informação nunca para.