O desfile da Inocentes de Belford Roxo na Marquês de Sapucaí nesta madrugada de sábado (10) não escapou dos contornos políticos, com o presidente da escola, Reginaldo Gomes, lançando críticas ao prefeito de Belford Roxo, Waguinho (Republicanos), a quem chamou de “ditador”. Esta crítica surge em meio a uma disputa política entre os grupos liderados por Reginaldo e pelo chefe do Executivo municipal.
“Para o prefeito ditador de Belford Roxo, vamos dar a resposta hoje. Vamos buscar esse título”, declarou Reginaldo, antes de passar o microfone para o intérprete da escola, Thiago Brito, iniciar a apresentação do samba de enredo, que este ano homenageia as pinturas do artista francês Debret.
Segundo a diretoria da Inocentes de Belford Roxo, a disputa com Waguinho resultou no despejo da escola do galpão onde as fantasias para o Carnaval estavam sendo preparadas. Reginaldo ainda afirma que a escola foi proibida de ensaiar na cidade e teve que buscar abrigo em Mesquita, município vizinho.
“A Inocentes foi perseguida em Belford Roxo. A Inocentes foi proibida de ensaiar em Belford Roxo. A Inocentes sofreu, nesses últimos meses, todo o tipo possível de covardia”, protestou Reginaldo.
A esposa do prefeito, Daniela Carneiro, conhecida como “Daniela do Waguinho”, já foi ministra do Turismo no início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Esta disputa política tem como motivo a proximidade de Reginaldo Gomes com o deputado Márcio Canella (União Brasil), que rompeu com Waguinho. Em decorrência desse desacordo, o presidente da Inocentes foi exonerado do cargo de secretário municipal de Habitação e Urbanismo.
“Tivemos muitas dificuldades neste ano. Tivemos muitos problemas pela questão política de Belford Roxo. Conseguimos aprender com isso e vamos dar uma resposta àqueles que perseguiram a escola durante esses meses”, acrescentou o presidente da escola.
Antes do desfile começar, Reginaldo Gomes aproveitou o sistema de som da Sapucaí para enviar cumprimentos a Canella, afirmando: “‘Márcio Canella, papo reto não faz curva. Vamos estar contigo até o final.
A reportagem junto com jornal extra procurou a Prefeitura de Belford Roxo para comentar as acusações de “ditador” feitas por Reginaldo Gomes contra Waguinho. Este texto será atualizado caso haja resposta.
Ao jornal “Extra”, o poder Executivo municipal negou que a saída da agremiação do galpão que sediava o ateliê de fantasias tenha conexão política, afirmando que o terreno é de propriedade do município e que há planos para a construção de um complexo educacional e uma área de lazer no local.
Participe do grupo BelfordRoxo24h no Whatsapp, o link está na bio do Instagram.