Governo adia leilão de arroz importado devido à especulação de preços no Mercosul
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou o adiamento do leilão de 104 mil toneladas de arroz, que estava programado para esta terça-feira (21).
O objetivo do governo ao realizar o leilão é aumentar a oferta de arroz no país, especialmente após as enchentes no Rio Grande do Sul, que é responsável por 70% da produção nacional.
Em comunicado, a Conab informou que a nova data para o leilão será divulgada em breve.
Em entrevista à CNN, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, explicou que o adiamento está relacionado a uma portaria assinada recentemente. Ontem, o governo anunciou a redução a zero do imposto de importação de três tipos de arroz para garantir a oferta do produto no mercado.
O ministro também confirmou que o adiamento está ligado à especulação de preços pelo Mercosul, que elevou o valor das sacas de arroz em até 30%.
Na transmissão ao vivo da CNN, Fernando Nakagawa informou que a Conab alertou para o aumento do preço do arroz. No Espírito Santo, a alta já chega a 39,7%.
📢 Novidade! 🚀 O BelfordRoxo24h agora está em todas as redes sociais! 📱🗞️ Fique por dentro das principais notícias de Belford Roxo, da Região Metropolitana, do Brasil e do mundo diretamente no seu celular. Inscreva-se agora: CLIQUE AQUI. Mantenha-se informado com o BelfordRoxo24h! #Notícias #BelfordRoxo #WhatsApp