A Polícia Civil prendeu 24 pessoas em flagrante nesta quinta-feira (19) em um escritório clandestino localizado na Rua México, no Centro do Rio de Janeiro. O local era usado por duas empresas fraudulentas, FBX Negócios Empresarial LTDA e Rioprev Revisionais LTDA, que aplicavam golpes em aposentados e pensionistas do INSS por meio de empréstimos consignados falsos. A ação foi resultado de um trabalho conjunto entre o setor de inteligência da polícia e o Disque Denúncia.
De acordo com informações da 1ª DP (Praça Mauá), as empresas estruturaram um esquema sofisticado para enganar as vítimas. No escritório, operava um call center onde funcionários, seguindo um roteiro previamente definido pelos líderes da quadrilha, convenciam as vítimas de que elas possuíam dívidas inexistentes em cartões de crédito ou outros débitos. Sob essa falsa alegação, as vítimas eram induzidas a contratar empréstimos consignados.
Após serem convencidas, os alvos do golpe eram encaminhados a escritórios físicos localizados em outros estados para assinar contratos fraudulentos. As vítimas acreditavam que o valor seria usado para quitar dívidas, mas na verdade, a maior parte do dinheiro era desviada para contas controladas pelos criminosos. As vítimas, por sua vez, recebiam apenas uma pequena quantia como “bonificação”, acreditando na promessa de vantagens financeiras. A fraude só era descoberta quando as vítimas começavam a receber cobranças das parcelas do empréstimo.
Operação policial e apreensões
No momento da abordagem, os agentes apreenderam computadores, documentos e outros materiais usados pela quadrilha. Segundo a delegada Elaine Andrea Nunes Rosa, o grupo já era investigado em outros quatro casos semelhantes e havia acabado de fazer uma nova vítima em São Paulo.
“Pouco antes da chegada da polícia, houve uma vítima em São Paulo que transferiu a maior parte do valor do empréstimo para a quadrilha, acreditando que o dinheiro seria investido com vantagens. Na realidade, ela ficou com a dívida do empréstimo consignado, enquanto os criminosos dispersavam os valores em diversas contas bancárias”, explicou a delegada.
Denúncias anônimas ajudam nas investigações
A Polícia Civil destacou a importância da colaboração da população através do Disque Denúncia, que garantiu o anonimato das informações fornecidas e contribuiu significativamente para o sucesso da operação.
Denúncias podem ser realizadas pelos telefones (21) 2253-1177 ou 0300-253-1177, pelo WhatsApp Anonimizado no número (21) 2253-1177, ou pelo aplicativo Disque Denúncia RJ. A 1ª DP (Praça Mauá) também oferece o WhatsApp (21) 98596-7131 para recebimento de informações com total sigilo.
BelfordRoxo24h – Aqui a informação nunca para
Se você tem denúncias ou sugestões, entre em contato pelo nosso WhatsApp (21) 97915-5787. Acesse também nossas redes sociais: @BelfordRoxo24h e fique por dentro de tudo o que acontece.