Policiais civis da 81ª DP (Itaipu) deflagraram, nesta quinta-feira (31/10), a “Operação Quéops” para desmantelar um esquema de pirâmide financeira que operava em larga escala no estado do Rio de Janeiro. A ação, realizada em colaboração com o Ministério Público, cumpriu 10 mandados de busca e apreensão, além do sequestro de bens e bloqueio de ativos financeiros. Os agentes apreenderam quatro carros, cinco notebooks, três computadores, três aparelhos de telefone celular, documentos, cartões bancários e um carimbo de uma das empresas investigadas.
Maior pirâmide do Rio de Janeiro
De acordo com os investigadores, este é considerado o maior esquema de pirâmide financeira que atuou no estado do Rio de Janeiro, lesando centenas de pessoas desde 2015. As investigações revelaram que o grupo movimentou cerca de R$ 1 bilhão, lucrando às custas de vítimas que foram convencidas a contratar empréstimos bancários, com a organização criminosa agindo como intermediária junto aos bancos. Os criminosos ficavam com 90% do valor dos empréstimos, repassando apenas 10% às vítimas.
O esquema prometia quitar novos empréstimos em 12 meses, enquanto os 10% repassados serviriam para pagar parte das dívidas anteriores das vítimas. A proposta parecia vantajosa para os envolvidos, mas após pagar três ou quatro parcelas, os criminosos deixavam de honrar os compromissos financeiros, deixando as vítimas com dívidas enormes.
Ameaças e novas empresas
Com os valores obtidos, a organização criminosa se expandiu, criando novas empresas para diversificar suas atividades ilegais. As vítimas, além do prejuízo financeiro, eram ameaçadas para que não denunciassem o esquema.
Denúncias e prisões
Como resultado das investigações, 39 pessoas foram denunciadas pelos crimes de estelionato e organização criminosa. O grupo teria expandido suas atividades para o estado de São Paulo, além de suas operações no Rio de Janeiro.
O BelfordRoxo24h continua acompanhando e divulgando informações relevantes sobre operações policiais e questões que impactam a sociedade. Se você tem alguma denúncia ou sugestão, entre em contato conosco pelo WhatsApp (21) 97915-5787 ou acesse nosso canal de WhatsApp em https://whatsapp.com/channel/0029Vaeuc09HQbRzJSttqN1V. Siga também nossas redes sociais @BelfordRoxo24h. Aqui a informação nunca para.