O policial militar Jorge Luiz Custódio da Costa, acusado de assassinar dois jovens em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, se entregou à polícia na noite de quarta-feira (15). Um mandado de prisão estava em aberto contra ele pelos homicídios. Segundo informações da corporação, o agente se apresentou no 39° BPM (Belford Roxo) e foi conduzido à Unidade Prisional da Corporação, em Niterói, Região Metropolitana do Rio.
O assassinato dos jovens ocorreu em dezembro de 2020, e o processo está em fase final. Edson Arguinez Junior, 20 anos, e Jordan Luiz Natividade, 18 anos, foram mortos em uma abordagem policial registrada por câmeras de segurança. As imagens mostram os jovens caindo de uma moto após um disparo de fuzil e, em seguida, sendo algemados e levados para a viatura da PM. Posteriormente, desapareceram da filmagem.
Os corpos de Edson e Jordan foram encontrados na Estrada de Xerém, no Bairro Babi, em Belford Roxo, distante do local da abordagem. Na época, os policiais afirmaram que liberaram os jovens cerca de 40 metros depois por não encontrarem irregularidades. No entanto, foram presos e respondiam em liberdade até a Justiça decretar novamente suas prisões.
Na última terça-feira (14), mais de três anos após o crime, o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) solicitou a pronúncia dos réus no caso dos homicídios. Se o juiz aceitar o pedido, os dois serão julgados no Tribunal do Júri.
Durante as investigações, foi descoberto que os jovens tinham envolvimento com a milícia da região. No celular de um dos policiais, foram encontradas evidências de crimes cometidos por eles e outros colegas do 39º BPM (Belford Roxo).
Os policiais do 39° BPM (Belford Roxo) são acusados de diversos crimes, incluindo organização criminosa, corrupção passiva e peculato. Segundo as investigações, eles vendiam armas e drogas apreendidas, cobravam propina de motoristas e mototaxistas, e extorquiam comerciantes. Além disso, retiravam peças de carros apreendidos antes de registrar as ocorrências nas delegacias. A PM informou que Jorge Luiz Custódio da Costa será submetido a um procedimento administrativo disciplinar, podendo ser excluído da corporação.
A reportagem não conseguiu contato com a defesa dos PMs até o momento.
📢 Novidade! 🚀 O BelfordRoxo24h está lançando seu novo Canal no WhatsApp! 📱🗞️ Receba as principais notícias de Belford Roxo, da Região Metropolitana, do Brasil e do mundo direto no seu celular. Inscreva-se aqui: https://whatsapp.com/channel/0029Vaeuc09HQbRzJSttqN1V Mantenha-se informado com o BelfordRoxo24h! #Notícias #BelfordRoxo #WhatsApp