Os contratos futuros do petróleo fecharam em alta nesta sexta-feira (12), com investidores incorporando maior prêmio de risco aos preços da commodity após um ataque de drones ucranianos a um porto russo, dando continuidade à escalada de tensões geopolíticas. O Kremlin disse nesta sexta-feira que houve uma pausa nas negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia.
No fechamento, o futuro do petróleo tipo Brent (a referência mundial) com vencimento em novembro teve alta de 0,93%, cotado a US$ 66,93 por barril, na Intercontinental Exchange (ICE). O WTI (a referência americana) com entrega prevista para outubro subiu 0,51%, a US$ 62,69 por barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex). No acumulado da semana, os contratos acumularam valorizações de 2,27% e 1,33%, respectivamente.
Analistas afirmam que os riscos de interrupção nos fluxos de energia russos continuam sustentando os preços, apesar da perspectiva de maior oferta no mercado da commodity.
“A guerra entre Rússia e Ucrânia continua sendo um fator positivo para os preços do petróleo, com a Ucrânia atingindo, ontem à noite, uma importante instalação de exportação de petróleo na Rússia”, disse Dennis Kissler, da BOK Financial, em nota. “A Rússia exporta quase 7 milhões de barris por dia, portanto, quaisquer interrupções, sejam por tarifas ou por conflitos de guerra, podem ser um catalisador altista para os preços do petróleo no curto prazo.”
Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para.
Denúncias e sugestões: (21) 97915-5787
Siga também nas redes sociais: @BelfordRoxo24h