InícioEconomiaParacetamol causa autismo? Entenda a polêmica criada por Trump | Mundo

Paracetamol causa autismo? Entenda a polêmica criada por Trump | Mundo

Publicado em

spot_img

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, associou o uso de paracetamol por mulheres grávidas ao nascimento de crianças com o autismo, criando uma onda de desinformação sobre o tema. A Organização Mundial da Saúde (OMS) e outras agências, porém, desmentiram tal especulação.

Em coletiva na Casa Branca na última segunda-feira (23), Trump associou o uso de Tylenol, um analgésico a base de paracetamol, ao transtorno do espectro autista (TEA) e disse que a agência reguladora de medicamentos e alimentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês) pedirá para que médicos não recomendem o uso do medicamento em mulheres grávidas.

“Tomar Tylenol não é bom. Eu digo: não é bom”, disse Trump. “Por esse motivo, eles recomendam fortemente que as mulheres limitem o uso de Tylenol durante a gravidez, a menos que seja clinicamente necessário.”

Trump também “aconselhou” que vacinas comuns não fossem tomadas juntas ou aplicadas em crianças muito novas para evitar o autismo.

Segundo o relatório do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, publicado em março de 2025, uma em cada 31 crianças é diagnosticada com algum grau de autismo.

O que as autoridades médicas dizem a respeito?

O porta-voz da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tarik Jasarevic, afirmou que “as evidências permanecem inconsistentes”, em uma coletiva de imprensa em Genebra realizada ontem.

Jasarevic disse que há estudos não especificados que apontavam para uma possível correlação entre a doença e o paracetamol, mas que isso não foi confirmado por pesquisas posteriores.

O porta-voz da OMS também afirmou que vacinas não causam autismo e defendeu suas qualidades para salvar vidas. “Isso é algo que a ciência provou, e essas coisas não devem ser realmente questionadas”, acrescentou.

No Brasil, o Ministério da Saúde informou, em nota ao Valor, que “são infundadas as informações que relacionam autismo ao uso de medicamentos amplamente estudados, com evidências robustas de sua segurança e eficácia, como é o paracetamol.”

“O anúncio de que autismo é causado pelo uso de paracetamol na gestação pode causar pânico e prejuízo para a saúde de mães e filhos, inclusive com a recusa de tratamento em casos de febre e dor, além do desrespeito às pessoas que vivem com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias”, disse o Ministério da Saúde brasileiro.

As agências de saúde da União Europeia e do Reino Unido também se manifestaram sobre o assunto, ambas confirmando a segurança do medicamento durante a gravidez.

“As evidências disponíveis não encontraram nenhuma ligação entre o uso de paracetamol durante a gravidez e o autismo”, afirmou a Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) em comunicado, acrescentando que o paracetamol pode ser usado durante a gravidez quando necessário, embora em menor dose e frequência.

Possíveis causas do autismo

Segundo a Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas (Autistas Brasil), o autismo é uma deficiência do desenvolvimento, que afeta a maneira como uma pessoa se comunica, aprende, percebe o mundo, se movimenta e se relaciona com os outros.

“Essa condição não é uma doença, mas um modo de funcionamento neurológico diferente”, descreve o site da associação.

O TEA é possivelmente causado por condições genéticas, acreditam alguns cientistas. Um estudo publicado na revista Cell identificou 134 genes relacionados ao transtorno, após sequenciar os genomas de mais de 20 mil pessoas.

Desinformação no Brasil

Um estudo realizado pelo Laboratório de Estudos sobre Desordem Informacional e Políticas Públicas (DesinfoPop/CEAPG/FGV), em parceria com a associação Autistas Brasil, apontou que o volume de desinformação sobre o TEA nas comunidades digitais da América Latina e do Caribe cresceu mais de 15.000% entre 2019 e 2024.

A pesquisa, divulgada em maio desde ano, analisou mais de 60 milhões de mensagens públicas no Telegram, com participação de cerca de 5 milhões de usuários em 19 países. Foram identificadas 150 falsas causas para o autismo, entre elas, o uso de paracetamol.

O Brasil é líder no continente em publicações conspiratórias sobre o tema. O país concentrou 46% de todo conteúdo conspiratório, com mais de 22 mil publicações e 13,9 milhões de visualizações. Segundo o Censo Demográfico de 2022, o Brasil possui 2,4 milhões de pessoas diagnosticadas com TEA, o equivalente a 1,2% da população brasileira.

Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para.
Denúncias e sugestões: (21) 97915-5787
Siga também nas redes sociais: @BelfordRoxo24h

Artigos mais recentes

‘Operação Barricada Zero’ atende pedido do prefeito Canella para cobrir valas para barricadas no Morro do Sapo – Prefeitura de Belford Roxo

O prefeito Márcio Canella segue intensificando as ações contra as barricadas colocadas pelos traficantes...

Eu vos declaro Sancionado e Sancionada!

Alô, alô, leitores! Na segunda (22), Brasília parou para admirar a união, na saúde...

FAKE NEWS: KATY PERRY NÃO TERÁ SHOW EM BELFORD ROXO

Circulou nas redes a notícia falsa de que Katy Perry teria show em Belford Roxo. A cantora não se apresentará na cidade. Saiba a verdade.

20 Vagas de Emprego na Baixada Fluminense – Terça – Feira 23/09/2025

Confira 20 vagas de emprego na Baixada Fluminense em 23/09/2025 — oportunidades em Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Belford Roxo, Mesquita e região. Links oficiais de RioVagas e RJ Empregos.

Mais como este

‘Operação Barricada Zero’ atende pedido do prefeito Canella para cobrir valas para barricadas no Morro do Sapo – Prefeitura de Belford Roxo

O prefeito Márcio Canella segue intensificando as ações contra as barricadas colocadas pelos traficantes...

Eu vos declaro Sancionado e Sancionada!

Alô, alô, leitores! Na segunda (22), Brasília parou para admirar a união, na saúde...

FAKE NEWS: KATY PERRY NÃO TERÁ SHOW EM BELFORD ROXO

Circulou nas redes a notícia falsa de que Katy Perry teria show em Belford Roxo. A cantora não se apresentará na cidade. Saiba a verdade.