No dia 20 de setembro, Belford Roxo, município da Baixada Fluminense, recebeu uma importante iniciativa no combate à violência contra a mulher: a inauguração de um Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Esta nova unidade tem como objetivo oferecer suporte especializado às mulheres vítimas de violência doméstica, garantindo atendimento mais ágil e eficaz na região, que tem registrado altos índices de ocorrências desse tipo de crime, incluindo feminicídios.
A cerimônia de inauguração contou com a presença da desembargadora Adriana Ramos de Mello, coordenadora da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Coem), representando o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo. A magistrada destacou a importância de criar um espaço especializado em Belford Roxo, um município carente de recursos que poderá agora contar com uma estrutura voltada para combater a violência doméstica.
Juizado Especializado e Autônomo
A juíza Renata Travassos Medina de Macedo foi designada para comandar o novo Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. Durante a inauguração, ela reforçou a importância de um juizado autônomo para melhor atender as vítimas e trabalhar em conjunto com a rede de enfrentamento à violência doméstica. Segundo a magistrada, estudos realizados pelo Tribunal de Justiça apontaram a necessidade de uma unidade específica para lidar com os casos de violência doméstica na região.
O diretor do Fórum de Belford Roxo, juiz Glauber Bitencourt Soares da Costa, também celebrou a criação do juizado, ressaltando que essa iniciativa trará mais eficácia na prestação de serviços judiciais à população. Ele destacou que muitos casos de violência doméstica começam com ameaças e podem evoluir para situações mais graves, como feminicídios, o que torna o atendimento rápido e especializado essencial.
Importância para a Região
Com o novo juizado, o estado do Rio de Janeiro passa a contar com 12 Juizados Especiais de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, todos criados desde 2007 pelo TJRJ. A nova unidade vai funcionar no Fórum de Belford Roxo, localizado na Avenida Joaquim da Costa, s/n°, no bairro São Bernardo.
Além da desembargadora Adriana Ramos de Mello, a cerimônia contou com a participação da juíza auxiliar da Corregedoria Simone Rolim; do juiz auxiliar da Presidência Bruno Bodart; do juiz do 4º Núcleo Regional de Duque de Caxias, Ricardo Coimbra da Silva Starling Barcellos; e dos juízes das Varas Criminais e de Família de Belford Roxo.
BelfordRoxo24h está comprometido em fornecer as informações mais atualizadas e precisas. Acompanhe nosso portal para ficar por dentro das últimas notícias e mudanças importantes.
📲 Quer ficar por dentro de todas as notícias e atualizações em tempo real? Então não perca tempo e siga nosso canal no WhatsApp! Receba as últimas novidades diretamente no seu celular, incluindo informações exclusivas sobre eventos, oportunidades e muito mais.
Clique no link para se inscrever e esteja sempre bem informado com o BelfordRoxo24h.
BelfordRoxo24h: Aqui a informação nunca para.
Não Deixe a Oportunidade Escapar: Preencha Nosso Formulário e Participe do Grupo de WhatsApp para Receber as Últimas Vagas!
https://www.belfordroxo24h.com/2024/03/nao-deixe-oportunidade-escapar-preencha.html?m=1
💼 Ajude alguém a encontrar uma oportunidade!
Compartilhe o link do nosso grupo de vagas de emprego e leve oportunidades a quem está precisando. Quanto mais pessoas souberem, mais chances de sucesso para todos! 🚀
🔗 Compartilhe agora:
Grupo de VAGAS DE EMPREGO
https://chat.whatsapp.com/LnlYJNWThHS8lbdZmIAirz
Grupo de notícias BelfordRoxo24h
https://chat.whatsapp.com/G3njTWktcqV4VdJRMrgi1d