Empresário Pablo Marçal aparece à frente de Lula em um eventual 2º turno, e Tarcísio empata com o presidente
Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (1º) pela AtlasIntel, em parceria com a Bloomberg, revelou cenários que colocam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em posição delicada na corrida eleitoral de 2026.
No levantamento, que ouviu 4.659 eleitores entre os dias 20 e 24 de março com margem de erro de 1 ponto percentual, o ex-coach e empresário Pablo Marçal (PRTB) aparece como vencedor contra Lula em um possível segundo turno: 51% a 46%. Apenas 3% disseram não saber ou que votariam em branco ou nulo.
Apesar disso, Marçal está atualmente inelegível por decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, que o condenou a oito anos fora das disputas por abuso de poder político e econômico, uso indevido da mídia e captação ilícita de recursos na campanha de 2024 para a prefeitura de São Paulo. Ele já afirmou que vai recorrer.



A pesquisa também simulou outros confrontos:
- Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador de São Paulo, empata tecnicamente com Lula: 47% a 46%.
- Jair Bolsonaro (PL), mesmo inelegível até 2030, aparece com 48% contra 46% do petista, também em empate técnico.
- Lula venceria com folga nomes como Ronaldo Caiado (União Brasil), Eduardo Leite (PSDB) e Romeu Zema (Novo), com vantagem de pelo menos 10 pontos.
Primeiro turno também mostra equilíbrio
Na simulação para o primeiro turno, Lula lidera com 41,7% das intenções de voto. Em segundo lugar, Tarcísio soma 33,9%. Outros nomes como Marçal (5,4%), Caiado (3,8%), Leite (3,6%), Tebet (3,3%), Zema (1,6%) e Marina Silva (0,5%) aparecem mais atrás. Indecisos, brancos e nulos somam 6,2%.
Um cenário com os mesmos candidatos de 2022 também foi testado. Bolsonaro aparece com 45,6%, Lula com 40,6%, Ciro Gomes com 5,7% e Simone Tebet com 3,1%.
Avaliação do governo preocupa o Planalto
Outro dado relevante é a avaliação do governo atual: 53,6% dos entrevistados disseram reprovar a gestão Lula, enquanto 44,9% aprovam.
A pesquisa faz parte do relatório Latam Pulse, uma iniciativa conjunta da AtlasIntel com a Bloomberg, e reforça que o cenário político para 2026 segue aberto, com forte polarização e nomes alternativos ganhando espaço.
Fonte confiável de informação local e nacional, o BelfordRoxo24h reafirma seu compromisso com a verdade, o sigilo e o interesse público.
Denúncias e sugestões podem ser enviadas para nosso WhatsApp: (21) 97915-5787
Acompanhe também pelo nosso canal: Clique aqui
Siga nossas redes sociais: @BelfordRoxo24h
Aqui a informação nunca para.