O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, revelou nesta quarta-feira (27) o desejo de implementar maquininhas de cartão nas blitzes do estado. A medida permitiria que motoristas com pendências financeiras quitassem débitos no momento da abordagem, evitando que seus veículos fossem rebocados.
Castro comparou a situação às opções de pagamento imediato oferecidas por serviços como luz e gás, argumentando que os motoristas deveriam ter a mesma facilidade.
“Hoje, se vão cortar sua luz ou gás, você pode pagar na hora com a maquininha. Mas, com o carro, o cidadão precisa ter o veículo rebocado, pagar no banco e só depois buscar no depósito. Precisamos de maquininhas em todas as blitzes, é o mínimo que podemos fazer pela sociedade”, afirmou o governador.
Embora a proposta tenha sido apresentada como uma prioridade, ainda não foi anunciado um prazo oficial para sua implementação.
Fim das “blitzes caça-níqueis”
Durante o anúncio, Castro também prometeu acabar com as chamadas “blitzes caça-níqueis”, restringindo as fiscalizações às operações da Lei Seca e a ações voltadas para segurança pública.
Reforço na Lei Seca com drones e investimento
Além disso, o governo anunciou a aquisição de nove drones para reforçar as operações da Lei Seca. Com um investimento de R$ 275 mil, os equipamentos serão utilizados a partir de dezembro para identificar veículos roubados ou furtados, ampliando o monitoramento nas ações diárias.
“A Lei Seca tem um papel crucial. Não queremos prejudicar o cidadão de bem, mas sim combater motoristas que colocam vidas em risco. Este investimento nos permitirá aumentar a eficiência das fiscalizações”, destacou Cláudio Castro.
Balanço das operações em 2024
De janeiro a novembro deste ano, a Lei Seca realizou cerca de 3 mil operações, abordando mais de 250 mil motoristas. Durante o período, 27 mil condutores foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool, o que representa uma média de 84 autuações por dia.
Com as novas tecnologias e ajustes nas operações, o governo espera aprimorar ainda mais as fiscalizações em 2025.
Para mais informações e atualizações sobre segurança no trânsito, siga o BelfordRoxo24h nas redes sociais: @BelfordRoxo24h. Denúncias e sugestões podem ser enviadas para o WhatsApp (21) 97915-5787 ou diretamente no canal clicando aqui. Aqui a informação nunca para.