Na última quinta-feira (10/10), o Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ), em parceria com a Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), cumpriu um mandado de prisão contra um integrante de uma organização criminosa que aplicava golpes com promessas de empregos falsos. A ação foi realizada em Rio das Ostras, na Região dos Lagos, como parte da operação “Vitrine de Ilusões”, deflagrada pelo GAECO do Rio Grande do Norte (GAECO/MPRN).
As investigações apontam que os criminosos, todos do Rio de Janeiro, aplicavam golpes em vítimas do Rio Grande do Norte, oferecendo vagas de emprego fictícias em um hospital privado na cidade de Natal. O contato com as vítimas era feito por meio de aplicativos de mensagens, onde os candidatos eram instruídos a realizar transferências bancárias para contas da quadrilha, como pagamento de cursos necessários para o suposto processo seletivo.
A operação teve início no dia 1º de outubro, quando foram cumpridos mandados de busca e apreensão em diversas cidades do Rio de Janeiro, incluindo Duque de Caxias, Itaboraí, Cabo Frio e Rio das Ostras.
Essa ação conjunta entre os Ministérios Públicos do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Norte destaca a importância do trabalho integrado no combate a fraudes e golpes que exploram a vulnerabilidade de pessoas em busca de oportunidades de trabalho.
BelfordRoxo24h – Aqui, a informação nunca para.