Falsa terapeuta ocupacional é flagrada atendendo crianças com autismo em São João de Meriti
São João de Meriti – Uma mulher de 41 anos foi flagrada na tarde desta quarta-feira (28) em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, exercendo ilegalmente a profissão de terapeuta ocupacional. O Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Estado do Rio de Janeiro (Crefito-2) realizou a fiscalização após receber uma denúncia anônima. A mulher estava atendendo crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em uma clínica situada no bairro Jardim Íris.
A suspeita, que seria sócia da clínica, foi encontrada em posse de materiais que comprovam a prática ilegal, incluindo fichas de agendamento, folhetos promocionais, um jaleco e um carimbo com a inscrição “terapeuta ocupacional” ao lado do seu nome. Além disso, a mulher, identificada nas redes sociais como Mariana Barbosa, se apresentava como terapeuta ocupacional em publicações online, incluindo postagens recentes em ‘stories’ no Instagram.
De acordo com o Crefito-2, a mulher não possui registro profissional nem formação na área, sendo graduada em pedagogia. A fiscalização contou com o apoio da Polícia Civil, e a suspeita foi encaminhada à 64ª Delegacia de Polícia (São João de Meriti), onde responderá pela contravenção de exercício ilegal da profissão. A clínica onde a falsa terapeuta atuava também foi notificada pelo conselho.
Até o fechamento desta matéria, o perfil de Mariana Barbosa no Instagram ainda exibia publicações sobre sua atuação como terapeuta ocupacional. A reportagem tentou contato com a suspeita, que afirmou que consultaria seu advogado antes de responder.