InícioBelford RoxoErradicação do Trabalho Infantil é tema de seminário promovido pelas Secretarias de...

Erradicação do Trabalho Infantil é tema de seminário promovido pelas Secretarias de Assistência Social e Educação

Publicado em

spot_img

Diogo Bastos e Sheila Boechat com as crianças que participaram do seminário

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e a Secretaria de Educação (Semed) de Belford Roxo promoveram nesta sexta-feira (27), no auditório da Faculdade Estácio de Sá, em Nova Iguaçu, o Seminário “Erradicação do Trabalho Infantil – Um compromisso de Todos”. O evento, destinado aos trabalhadores de ambas secretarias, acadêmicos, pesquisadores e conselheiros tutelares, contou com vários palestrantes e apresentações culturais. Entre os palestrantes, a juíza do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Joanna Darck com o tema: Competências, ações de Responsabilização e Proteção do TRT, relacionadas ao Trabalho Infantil e a representante da Coordenação Estadual do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (Sedsodh), a assessora técnica Sofia Ribeiro.

Apoio do prefeito e da vice-prefeita

Os participantes foram recepcionados pelos secretários de Assistência Social e Educação, Diogo Bastos e Sheila Boeachat. “Feliz por estar fazendo esse seminário em conjunto com a Educação. Esse é o objetivo do prefeito Márcio Canella, da vice Mariana Malta, com o total apoio do secretário Chefe de Gabinete, Marcelo Canella. Estamos conseguindo resgatar tanta coisa em Belford Roxo, em tão pouco tempo. O prefeito Canella nos dá condições de exercer e trabalhar para resgatar a dignidade dos moradores. Nós entendemos as famílias como elas são compostas e garantindo a elas o que lhes é de direito. Há um conceito errado de que quando se fala em Assistência Social, se remete ao sentido de ‘dar’. A Assistência Social não dá nada. A Assistência Social é uma política pública que visa assegurar direitos ao cidadão, e através do equipamento público ofertar os serviços de maneira continuada ininterrupta, é por isso, que nós temos que lutar, o restante é consequência desse trabalho”, disse o secretário Diogo Bastos.

Série de atividades

Desde o início do mês, após firmarem parceria, as duas secretarias de Belford Roxo passaram a desenvolver uma série de atividades alusivas ao Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil (12/06). Várias atividades lúdicas e de conscientização contra o trabalho infantil foram desenvolvidas na cidade junto à população e nas escolas com os alunos da rede municipal e seus responsáveis e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). “Nós chegamos à conclusão com a nossa Orientação Pedagógica que valeria muito a pena investir nos profissionais de Educação. Esse tema não vai terminar agora no mês de Junho, ele é o nosso lidar todos os dias em nossas unidades escolares para buscarmos as ideias, que nós somos a rede de apoio para garantir os direitos das crianças e adolescentes. É muito importante termos esse olhar de carinho e gratidão da Educação com a Assistência Social”, afirmou a secretária de Educação, Sheila Boeachat. 

Série de palestras

Crianças usuárias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Cras dos Bairros, Bom Pastor e Sargento Roncalli, fizeram uma emocionante apresentação cultural com maestro e vários instrumentos musicais.

A primeira palestra foi ministrada pela secretária de Assistência Social de Nova Iguaçu, Elaine Medeiros, que destacou os assuntos: Conceito do Tema Trabalho Infantil, Uma Realidade que Precisa de Atenção e Proteção. “Nenhuma criança nasce para trabalhar. Toda infância roubada é uma violação de direitos”, destacou Elaine Medeiros.

Na sequência, a juíza do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-RJ), Joanna Darck, dissertou sobre ações relacionadas ao trabalho infantil no Estado. Os temas foram: “Competências da Justiça do Trabalho; Ações de Responsabilidades Proteção; Ações Promocionais e Articulação Insterinstitucional.

A programação seguiu com mais palestras. A assessora técnica da Sedsodh, Sofia Ribeiro, comentou sobre os desafios e enfrentamentos no combate do trabalho infantil.

Gestora do Sistema Único e Assistência Social (SUAS) da Semasc, Cristiane Viana salientou o tema: “Os grandes Desafios para o Enfrentamento do Trabalho Infantil em Belford Roxo”.

O grupo de dança da Escola Municipal Malvino José de Miranda, do Parque São José, sacudiu os participantes com apresentações musicais.

Trabalho infantil

Na área da Educação, a abertura foi realizada pela Secretária Especial de Ensino, a psicóloga Fernanda Romero. Logo após, a professora e psicóloga educacional Soraya Cavalcanti, abordou o tema: Trabalho Infantil, Conhecer para Combater.

Finalizando as palestras, o coordenador de Frequência Escolar e Programas Institucionais para Permanência Escolar, professor Nelson Santa Rosa, traçou uma panorâmica das ações desenvolvidas para garantir a permanência dos estudantes na escola.

“Abrir novos espaços e acolher jovens e crianças nas escolas é trabalhar para evitar a exploração e covardia do trabalho fora do tempo”, assegurou a secretária de Educação de Belford Roxo, Sheila Boechat.

Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para.
Denúncias e sugestões: (21) 97915-5787
Siga também nas redes sociais: @BelfordRoxo24h

Artigos mais recentes

Petróleo sobe com escalada de tensões entre Ucrânia e Rússia | Finanças

Os contratos futuros do petróleo fecharam em alta nesta sexta-feira (12), com...

Neil Druckmann dá pista sobre The Last of Us 3! Veja o que esperar

Neil Druckmann, chefão da Naughty Dog, sugeriu recentemente que The Last of Us Part...

Subsecretário de Trump diz encarar condenação de Bolsonaro com ‘máxima seriedade’ | Política

Do Exército à condenação: a trajetória de Jair BolsonaroBolsonaro pode ficar inelegível...

Onboarding malicioso: Cibercriminosos se tornam funcionários para atacar empresas por dentro

Cibercriminosos não estão apenas interessados em explorar vulnerabilidades em corporações por phishing ou ransomware...

Mais como este

Petróleo sobe com escalada de tensões entre Ucrânia e Rússia | Finanças

Os contratos futuros do petróleo fecharam em alta nesta sexta-feira (12), com...

Neil Druckmann dá pista sobre The Last of Us 3! Veja o que esperar

Neil Druckmann, chefão da Naughty Dog, sugeriu recentemente que The Last of Us Part...

Subsecretário de Trump diz encarar condenação de Bolsonaro com ‘máxima seriedade’ | Política

Do Exército à condenação: a trajetória de Jair BolsonaroBolsonaro pode ficar inelegível...