Nos últimos dias, a ex-ministra do Turismo e deputada federal Daniela Carneiro (União Brasil-RJ), conhecida como Daniela do Waguinho, entrou em confronto com o deputado estadual Márcio Canella (União Brasil). Os dois, que já foram aliados, agora se enfrentam no cenário político de Belford Roxo, na Baixada Fluminense (RJ).
A tensão aumentou quando Daniela, esposa do atual prefeito de Belford Roxo, Waguinho (Republicanos), acusou Canella de usar sua influência política no Governo do Rio para impedir a realização de 28.000 cirurgias eletivas no município, afirmando que ele tentou “boicotar” a atual administração da cidade.
“Mas, graças a Deus, nós temos relacionamento com o governo federal, coisa que o deputado não tem, pois é adversário político”, declarou Daniela em um vídeo publicado no sábado (29.jun.2024). Ela também chamou Canella de “machista, preconceituoso e covarde”.
A publicação no Instagram de Daniela alcançou quase 250 mil visualizações em 4 horas, evidenciando o aumento da disputa pela Prefeitura de Belford Roxo, uma das mais importantes do Rio de Janeiro, refletindo na base de apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Em resposta, Canella postou um vídeo na sexta-feira (28.jun), também no Instagram. Sem citar diretamente Daniela, ele se referiu a “uma deputada de Belford Roxo e seu marido” e se defendeu das acusações sobre as cirurgias, colocando a responsabilidade no prefeito.
Canella, que foi vice de Waguinho de 2017 a 2019, se distanciou do antigo aliado após as eleições presidenciais de 2022, quando apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) enquanto Waguinho optou por Lula. Daniela Carneiro foi ministra do Turismo por cerca de seis meses no governo Lula antes de ser substituída por Celso Sabino (União Brasil-PA) durante uma reforma ministerial.
A saída de Daniela do governo contou com o aval do União Brasil, após ela ter solicitado sua desfiliação do partido devido a disputas políticas locais. Waguinho também deixou a legenda para ingressar no Republicanos.
Canella Lidera Pesquisas com 51%
Atualmente, Waguinho e Canella são adversários diretos na disputa pela prefeitura de Belford Roxo. Canella é pré-candidato, enquanto Waguinho, impossibilitado de se reeleger, apoia seu sobrinho Matheus (Republicanos-RJ) como sucessor.
A eleição municipal é crucial para o governo Lula na Baixada Fluminense, onde Waguinho é um importante aliado. A região, composta por 13 municípios, foi fundamental na eleição de 2022, com Bolsonaro obtendo 60,2% dos votos no segundo turno, contra 39,8% de Lula.
Segundo uma pesquisa Quaest divulgada em junho, Canella lidera as intenções de voto para a Prefeitura de Belford Roxo, estando à frente de Matheus do Waguinho em todos os cenários. No primeiro turno, Canella aparece com 51% das intenções de voto, enquanto Matheus tem 25%. No segundo turno, Canella mantém 55% das intenções, contra 27% de Matheus.
O levantamento, registrado no TSE sob o número RJ-06957/2024, entrevistou 614 eleitores entre 14 e 15 de junho, com uma margem de erro de 4 pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.
Entenda o Caso
As declarações de Daniela sobre Canella foram feitas durante um evento na sexta-feira (28.jun), com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade. À noite, Canella respondeu com um vídeo, dizendo que as acusações eram “desinformadas ou muito maldosas” e acusou Daniela e Waguinho de estarem “desesperados” devido ao bom desempenho dele nas pesquisas eleitorais.
No sábado (29.jun), Daniela repetiu suas acusações e criticou Canella por não ter coragem de citá-la diretamente, afirmando que isso se devia ao machismo.
Apoio de Lula a Waguinho
Em fevereiro, o prefeito de Belford Roxo, Waguinho, decidiu conceder uma folga no trabalho em razão da visita de Lula à cidade. Essa decisão foi oficializada no Diário Oficial em 31 de janeiro, justificando a medida para facilitar o trânsito de veículos devido à comitiva presidencial. No entanto, críticos sugerem que o prefeito decretou a folga para forçar os servidores a participarem do evento governamental. Lula elogiou Waguinho e Daniela, destacando o apoio que recebeu deles durante a campanha de 2022. Em um evento público, o presidente expressou sua gratidão ao prefeito de Belford Roxo e afirmou que sempre estenderia a mão para ele quando necessário.