InícioBaixada FluminenseDiretora conta tudo: como foi agredida ao tentar evitar briga entre alunos...

Diretora conta tudo: como foi agredida ao tentar evitar briga entre alunos no CIEP 178 em Belford Roxo

Publicado em

spot_img

Violência escolar cresce em Belford Roxo e levanta debate sobre segurança nas unidades de ensino

A violência dentro das escolas voltou a ser tema de preocupação em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Durante uma briga entre alunos no CIEP 178 João Saldanha, a diretora Denise Lopes Galvão foi agredida ao tentar intervir e acabou com uma lesão no pé. A educadora precisou ser carregada em uma cadeira de rodas e terá que ficar com o pé imobilizado por 10 dias.

O caso aconteceu na última quinta-feira (13) e gerou forte repercussão nas redes sociais. Em um vídeo, é possível ver o momento em que a confusão entre os alunos se intensifica. A diretora tenta apartar a briga, mas os estudantes retomam as agressões e acabam derrubando-a no chão.

“Me sinto fracassada”, desabafa diretora agredida em Belford Roxo

Após o ocorrido, Denise Lopes Galvão usou as redes sociais para expressar seu sentimento de impotência diante da violência escolar.

“Não podemos conter a maldade contida nas pessoas. Estou ferida como profissional, como mãe e trabalhadora, que apenas quer exercer seu papel. Eu estava no exercício da minha função. Hoje, estou com meu pé imobilizado, mas poderia ter sido um tiro ou uma facada. A minha vontade é de não voltar mais. Hoje, meu sentimento é de fracasso!”

A educadora também ressaltou que a violência já faz parte do dia a dia de muitos jovens e que seu objetivo sempre foi oferecer suporte aos filhos de trabalhadores que veem a escola como uma oportunidade de futuro.

“Me preocupo muito com o que estamos vivendo dentro das escolas. Quem assume uma posição de liderança, assim como eu, responsável por centenas de alunos, tem duas opções: ou defende os menores, filhos de gente de bem, ou finge não ver e deixa tudo correr solto. Eu escolhi dar suporte. Mas as consequências disso resultam em prejuízos morais e físicos. Lutamos contra a maré e isso afeta nossa saúde física e mental.”

Diretora de Belford Roxo foi socorrida e autoridades investigam o caso

A Polícia Militar informou que agentes do 39º BPM (Belford Roxo) foram acionados para o colégio após o episódio. Além de ajudarem no socorro das vítimas, os policiais encaminharam os envolvidos para o Hospital Municipal de Belford Roxo.

A ocorrência foi registrada na 54ª DP (Belford Roxo). A Polícia Civil informou que um termo circunstanciado de ocorrência foi aberto para investigar o crime de lesão corporal, e que as imagens de câmeras de segurança serão analisadas para esclarecer os fatos.

Conselho Tutelar pode ser acionado em Belford Roxo

Como os alunos envolvidos são menores de idade, a situação pode envolver a atuação do Conselho Tutelar e do Ministério Público, seguindo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/90).

O artigo 129 do ECA estabelece que pais e responsáveis podem ser chamados a prestar esclarecimentos e que medidas socioeducativas podem ser aplicadas, caso seja comprovada a participação direta dos estudantes na agressão. Além disso, o Conselho Tutelar pode recomendar acompanhamento psicológico ou outras providências para evitar reincidência de atos violentos.

Secretaria de Educação do Estado do Rio se pronuncia sobre a violência escolar

A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) informou que os responsáveis pelos alunos foram chamados à unidade e que todas as medidas cabíveis foram adotadas. A pasta também destacou que a ronda escolar foi acionada e reforçou o compromisso em combater qualquer forma de violência dentro das escolas.

“A Seeduc reforça que não compactua com qualquer tipo de violência ou discriminação. Além disso, a unidade irá intensificar ações de promoção da cultura da paz no ambiente escolar”, disse a Secretaria em nota oficial.

Casos de violência nas escolas de Belford Roxo preocupam diretores e professores

A Associação de Diretores de Escolas Públicas do Estado do Rio (Aderj) se manifestou em solidariedade à diretora Denise Lopes Galvão e informou que prestou assistência para que ela pudesse registrar a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), além de buscar licenciamento médico para garantir sua recuperação física e emocional.

A instituição alertou que o caso não é isolado e denunciou a falta de segurança nas escolas estaduais.

“O fato não é isolado. Todos os dias, nossos associados reportam casos de violência nas escolas e no entorno. As unidades de ensino, que deveriam ser locais de segurança e convivência harmoniosa, se tornaram microssistemas da tragédia que vivemos no Rio de Janeiro. Os protocolos oficiais de segurança são insuficientes e os professores e diretores, mesmo expondo suas vidas, tentam fazer o que lhes é possível.”

A Aderj destacou ainda que a falta de programas de combate à violência nas escolas e a ausência de profissionais especializados para lidar com conflitos agravam ainda mais a situação.

“Os protocolos atuais não garantem a segurança dos professores e diretores. Precisamos de ações reais para evitar que episódios como esse se tornem rotina em nossas escolas”, afirmou a associação.

Segurança escolar precisa ser prioridade em Belford Roxo

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96) determina que o ambiente escolar deve ser seguro para alunos e funcionários. No entanto, os frequentes casos de violência dentro das escolas evidenciam a necessidade de políticas públicas mais eficazes para garantir a integridade de professores, diretores e alunos.

O caso da diretora Denise Lopes Galvão não pode ser mais um número nas estatísticas. É necessário que autoridades tomem medidas concretas para impedir que cenas como essa se repitam e que a escola volte a ser um ambiente de aprendizado, não de medo.

ALGUNS VÍDEOS DISPONÍVEL NO GRUPO DO FACEBOOK CLIQUE AQUI

VÍDEOS VAZADOS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO TELEGRAM CLIQUE AQUI

O BelfordRoxo24h segue acompanhando o caso e cobrando providências das autoridades.

📢 DENÚNCIAS E SUGESTÕES:
📩 WhatsApp: (21) 97915-5787
🔗 Entre no nosso canal no WhatsApp: Clique aqui

🔍 Siga @BelfordRoxo24h! Aqui, a informação nunca para!

#BelfordRoxo24h #ViolênciaNasEscolas #RespeitoÀEducação #SegurançaEscolar #CIEP178 #RJ #BelfordRoxo #Educação #ConselhoTutelar #PolíciaCivil #PolíciaMilitar

Artigos mais recentes

Prefeitura de Belford Roxo abre Concurso Público com 1.723 vagas; acompanhe atualizações em tempo real

A Prefeitura de Belford Roxo publicou nesta sexta-feira (26) o edital de abertura do...

Sua denúncia funciona: operação interdita posto de combustível adulterado em Belford Roxo

Ação conjunta confirma denúncias de moradores e reforça que a participação da população é...

Daniela do Waguinho defendeu Chiquinho Brazão em 2024; hoje, Câmara decreta cassação

A Câmara dos Deputados declarou oficialmente, nesta quinta-feira (24), a perda do mandato do...

Jorge Francisco está desaparecido desde o dia 22 em Belford Roxo

Família busca apoio da população para localizar idoso de 74 anos, visto pela última...

Mais como este

Prefeitura de Belford Roxo abre Concurso Público com 1.723 vagas; acompanhe atualizações em tempo real

A Prefeitura de Belford Roxo publicou nesta sexta-feira (26) o edital de abertura do...

Sua denúncia funciona: operação interdita posto de combustível adulterado em Belford Roxo

Ação conjunta confirma denúncias de moradores e reforça que a participação da população é...

Daniela do Waguinho defendeu Chiquinho Brazão em 2024; hoje, Câmara decreta cassação

A Câmara dos Deputados declarou oficialmente, nesta quinta-feira (24), a perda do mandato do...
Abrir bate-papo
1
Olá Participe do nosso canal do WhatsApp
Olá
Participe do nosso canal do WhatsApp
Olá

Participe do nosso canal do WhatsApp