O prefeito de Belford Roxo, Márcio Canella, publicou neste sábado (12/07) um vídeo — já disponível em suas redes sociais — no qual classifica as cooperativas de proteção veicular como “pouca vergonha” e afirma que elas alimentam a indústria do roubo de automóveis.
“A maioria dos carros roubados está vinculada a essas cooperativas. Elas vão até a favela, pagam o ‘resgate’ e devolvem o veículo. Isso incentiva o crime. Na minha cidade eu não vou permitir”, disparou o prefeito, em pouco mais de 40 segundos de gravação.
O que motivou o desabafo
- Canella contou que, ao voltar para Belford Roxo depois de passar por Mesquita, avistou uma tenda oferecendo esse tipo de serviço.
- Ele diz ter telefonado “na hora” para o secretário municipal de Transportes, determinando a retirada do estande.
- Segundo o prefeito, qualquer atividade semelhante que tente se instalar em Belford Roxo será imediatamente coibida.
Entenda o problema das “proteções veiculares”
Apesar de não estarem sujeitas à fiscalização da Susep como as seguradoras tradicionais, muitas cooperativas se tornaram alvo de operações policiais por suspeita de negociar diretamente com criminosos a devolução dos carros.
- Em maio, a Polícia Civil do Rio desmontou uma rede que cobrava até R$ 5 mil por veículo roubado, esquema que teria movimentado R$ 11 milhões em menos de um ano.
- Juristas alertam que essas associações atuam fora das regras do mercado segurador e podem ser responsabilizadas solidariamente em ações judiciais.
Próximos passos em Belford Roxo
A gestão municipal estuda:
- Fiscalização conjunta com a Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) para mapear endereços de cooperativas.
- Projeto de lei que proíba a instalação e a publicidade desse tipo de serviço em solo belforroxense.
- Campanha educativa para orientar motoristas sobre os riscos de aderir a sistemas não regulados.
“Se colocar barraca de proteção veicular em Belford Roxo, nós vamos retirar. Aqui é tolerância zero”, reforçou Canella no encerramento do vídeo.
O portal BelfordRoxo24h mantém compromisso com a veracidade dos fatos e o sigilo das fontes, trabalhando em parceria com autoridades para levar informação de confiança à população. Denúncias e sugestões podem ser enviadas pelo WhatsApp (21) 97915-5787 ou no nosso canal verificado: https://whatsapp.com/channel/0029Vaeuc09HQbRzJSttqN1V.
Siga também @BelfordRoxo24h em todas as redes. Aqui a informação nunca para.