O número de mortes causadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul subiu para 149, de acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil do estado nesta terça-feira (14/5).
Além disso, o número de pessoas em abrigos aumentou, passando de 76,9 mil pela manhã para 79,5 mil atualmente.
Os dados também mostram que 2,12 milhões de pessoas foram afetadas pela catástrofe climática, com 446 municípios impactados, 538,2 mil desalojados, 806 feridos e 112 desaparecidos.
Aumento no Nível dos Lagos e Preocupação com Frente Fria
O nível do Lago Guaíba e da Lagoa dos Patos aumentou ao longo do dia, com a cota de inundação do Centro Histórico de Porto Alegre atingindo 5,23 metros às 17h.
Em Pelotas, a Lagoa dos Patos alcançou 2,5 metros, com a cota de inundação em 1,3 metro, levando a autoridades locais a recomendar a evacuação de 23 áreas.
Além das enchentes, os gaúchos enfrentam baixas temperaturas devido a uma frente fria. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para o estado, prevendo temperaturas baixas até quarta-feira (15/5).
A mínima em São José dos Ausentes pode chegar a 2°C, enquanto em Porto Alegre, a mínima prevista é de 10°C, após registrar 15,2°C nesta terça-feira.
📢 Novidade! 🚀 O BelfordRoxo24h está lançando seu novo Canal no WhatsApp! 📱🗞️ Receba as principais notícias de Belford Roxo, da Região Metropolitana, do Brasil e do mundo direto no seu celular. Inscreva-se aqui: https://whatsapp.com/channel/0029Vaeuc09HQbRzJSttqN1V Mantenha-se informado com o BelfordRoxo24h! #Notícias #BelfordRoxo #WhatsApp