Amanhã, dia 26 de novembro, a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) vai paralisar temporariamente o Sistema Guandu, que abastece diversas cidades da Capital e da Baixada Fluminense. A água terá seu fornecimento suspenso entre 0h e 22h, impactando cidades como Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro e São João de Meriti. A Águas do Rio vai aproveitar esse período para realizar 81 obras de melhoria na rede de abastecimento.
A paralisação anual do Sistema Guandu é uma etapa importante para preparar a estrutura para o aumento da demanda nos meses mais quentes do ano. Durante esse período, os técnicos da Cedae realizam inspeções, instalam novos equipamentos e realizam ajustes eletromecânicos, além de fazer a limpeza de áreas inacessíveis. A Águas do Rio, por sua vez, vai atuar em diversas frentes simultâneas para melhorar o abastecimento na região.
Entre os trabalhos programados, estão as instalações de equipamentos de alta capacidade para medir grandes volumes de água em adutoras importantes. No Complexo do Lins, na Capital, e no bairro KM-32, em Nova Iguaçu, esses novos dispositivos permitirão o controle automático e à distância do volume e da pressão da água nas tubulações, contribuindo para um abastecimento mais regular e para a redução de perdas.
Díogenes Lyra, diretor de operações da Águas do Rio, explica a importância das obras durante a paralisação: “Estamos implementando equipamentos com tecnologia de ponta para medir e controlar, de forma automática e à distância, o volume e a pressão da água nas tubulações de grande porte. São ações necessárias que nos permitirão realizar um fornecimento mais regular, conduzir a água para regiões com históricos problemas de abastecimento e reduzir perdas geradas por vazamentos. Esses momentos de paralisação programada são cruciais para realizarmos as melhorias necessárias, evitando gerar desabastecimento em grandes regiões em outras épocas do ano”.
Com o restabelecimento do Sistema Guandu, o fornecimento de água será retomado gradualmente em até 72 horas, especialmente nas áreas mais elevadas e nas pontas das redes de distribuição, que podem levar mais tempo para serem reabastecidas. A Águas do Rio recomenda que os moradores das cidades afetadas reservem água em cisternas ou caixas d’água para atividades essenciais e adiando tarefas que demandem alto consumo, como lavagem de carros e uso intensivo de máquinas de lavar roupa, até a normalização do abastecimento.
Em casos prioritários, como unidades de saúde e hospitais, o abastecimento alternativo será garantido por meio de caminhões-pipa. Para emergências ou dúvidas, os clientes podem entrar em contato pelo 0800 195 0 195, que atende ligações e mensagens via WhatsApp.
Lembre-se: a Águas do Rio está trabalhando para garantir um abastecimento mais eficiente e seguro, aproveitando ao máximo as paralisações programadas para trazer melhorias significativas ao sistema de distribuição de água. Aqui, a informação nunca para! Para mais atualizações e para enviar suas denúncias, siga o BelfordRoxo24h nas redes sociais (@BelfordRoxo24h) ou entre em contato pelo WhatsApp (21) 97915-5787.