Hoje, dia 22 de novembro, o Sistema de Produção de Água de Ribeirão das Lajes, operado pela Cedae, será temporariamente desativado das 7h às 17h. A paralisação ocorre a pedido da concessionária Light, que realizará a manutenção preventiva anual no Complexo Hidrelétrico de Lajes. Essa manutenção inclui inspeções na represa que é usada tanto para a geração de energia quanto para a captação de água no Rio de Janeiro.
Melhorias e manutenção durante a interrupção
Durante a interrupção, a Águas do Rio aproveitará para realizar obras de melhoria no sistema de abastecimento e reparos em vazamentos. Um dos principais pontos de intervenção é uma adutora localizada no Complexo de Manguinhos, onde atualmente estima-se que 192 mil litros de água sejam desperdiçados diariamente, volume suficiente para atender cerca de 8,7 mil pessoas. Além disso, será instalada uma válvula automática em uma tubulação em Honório Gurgel. Essas ações beneficiarão diretamente aproximadamente 200 mil pessoas.
Regiões afetadas pela interrupção
A paralisação afetará várias regiões do Rio de Janeiro (incluindo Centro, Zonas Norte e Sul) e também os municípios de Japeri, Nova Iguaçu e Queimados. Confira as localidades específicas:
- Rio de Janeiro:
- Centro e Zona Sul: Catete, Glória, Lapa, Laranjeiras, entre outros.
- Zona Norte: Bonsucesso, Manguinhos, Engenho Novo, Jacaré, Penha, Ramos, Vila da Penha, entre outros.
- Ilha do Governador: Todos os bairros.
- Japeri:
- Engenheiro Pedreira, Bananal, Marajoara, entre outros.
- Nova Iguaçu:
- Partes de Jardim Guandu, KM-32, Lagoinha e Prados Verdes.
- Queimados:
- Santo Expedito, Santa Rosa, Valdariosa, partes de Coimbra e Vista Alegre.
Retorno gradual do abastecimento
Após a finalização da manutenção no Sistema Ribeirão das Lajes, o abastecimento será retomado de forma gradual em até 72 horas. As regiões que estão em áreas elevadas ou nas extremidades da rede podem levar um pouco mais de tempo para a normalização completa.
Recomendações para a população
A Águas do Rio recomenda aos moradores que:
- Economizem água e utilizem as reservas (como caixas d’água) para atividades essenciais.
- Adiem tarefas que demandem alto consumo de água até que o abastecimento seja normalizado.
- Caso necessário, solicitem caminhões-pipa para serviços essenciais, como unidades de saúde, pelo telefone 0800 195 0 195 (ligar ou enviar mensagem via WhatsApp).
Para mais informações e atualizações sobre o abastecimento de água, siga o BelfordRoxo24h nas redes sociais (@BelfordRoxo24h). Aqui a informação nunca para! Você também pode enviar suas dúvidas ou sugestões para nosso WhatsApp: (21) 97915-5787 ou acessar nosso canal: CLIQUE AQUI.