Nesta quinta-feira (20), o abastecimento de água será interrompido em diversas áreas do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense, incluindo Belford Roxo. A Cedae anunciou uma manutenção preventiva no sistema elétrico da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, que ocorrerá das 9h às 18h. Durante este período, a estação operará com 65% de sua capacidade.
A redução na produção da ETA Guandu permitirá à concessionária Iguá instalar novos equipamentos em seu sistema de distribuição. Esta intervenção afetará bairros da Zona Oeste do Rio, como Anil, Barra da Tijuca, Curicica, Freguesia, Gardênia Azul, Itanhangá, Jacarepaguá, Pechincha e Rio das Pedras. Outras áreas atendidas pela Iguá podem ter baixa pressão de água.
De acordo com a Iguá, as intervenções podem durar de 12 a 18 horas, com a normalização do fornecimento em até 72 horas após a conclusão dos serviços, conforme a pressurização das redes. A Iguá informou que disponibilizará caminhões-pipa para locais emergenciais, como hospitais e UPAs, se necessário.
Outros bairros da Zona Oeste também terão o abastecimento reduzido. A Rio+Saneamento comunicou que áreas como Bangu, Barra de Guaratiba, Campo dos Afonsos, Campo Grande, Cosmos, Guaratiba, Ilha de Guaratiba, Inhoaíba, Jabour, Jardim Sulacap, Magalhães Bastos, Paciência, Padre Miguel, Pedra de Guaratiba, Realengo, Santa Cruz, Santíssimo, Senador Camará, Senador Vasconcelos e Sepetiba serão afetadas.
O Centro do Rio e as Zonas Norte e Sul também sofrerão impacto, assim como os municípios de Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti.
Além disso, durante a manutenção da Cedae, a Águas do Rio realizará uma manutenção preventiva no reservatório Cabral e no sistema de bombeamento de água de Nilópolis. Por isso, o fornecimento de água em Nilópolis será suspenso. A normalização começará na noite de quinta-feira, com a retomada integral da produção de água na ETA Guandu e a conclusão dos serviços. O abastecimento deverá ser regularizado em até 72 horas, podendo demorar mais em áreas elevadas e nas extremidades das redes de distribuição.
BelfordRoxo24h – aqui a informação nunca para.