O Ministério das Relações Exteriores respondeu à ameaça feita pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio, nesta quinta-feira (11) e disse que a declaração não “intimidará” a democracia brasileira. Segundo o Itamaraty, o Brasil continuará a defender sua soberania de agressões e tentativas de interferência, “venham de onde vierem”.
Mais cedo, Rubio publicou mensagem, em seu perfil no X, em tom de ameaça, após a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenar, por 4 votos a 1, o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado e outros quatro crimes. “Os Estados Unidos responderão de forma adequada a essa caça às bruxas”, escreveu o secretário americano.
“Ameaças como a feita hoje pelo Secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em manifestação que ataca a autoridade brasileira e ignora os fatos e as contundentes provas dos autos, não intimidarão a nossa democracia”, escreveu o Itamaraty em publicação nas redes sociais, na noite desta quinta-feira (11).
“Continuaremos a defender a soberania do país de agressões e tentativas de interferência, venham de onde vierem”.
Segundo o ministério, o Poder Judiciário julgou o processo com “independência” e os acusados tiveram “amplo direito de defesa. “As instituições democráticas brasileiras deram sua resposta ao golpismo”, acrescentou.
Em sua ameaça, o secretário repete a expressão usada pelo presidente Donald Trump em julho, quando anunciou o tarifaço a produtos brasileiros. O processo contra Bolsonaro e decisões do STF contra empresas de tecnologia foram algumas das justificativas apresentadas pelos EUA para aumentar as tarifas contra o Brasil e para aplicar sanções a magistrados.
Em sua mensagem, Rubio também mencionou o ministro Alexandre de Moraes, relator da ação da trama golpista, e o chamou de “violador de direitos humanos” e o acusou de promover “perseguições políticas”. Para ele, a decisão dos ministros é injusta. A publicação não menciona os crimes pelos quais o ex-presidente foi condenado.
Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para.
Denúncias e sugestões: (21) 97915-5787
Siga também nas redes sociais: @BelfordRoxo24h