Operação Reinado Dividido | O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO), com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI), deflagrou nesta quarta-feira (20) uma ação contra milicianos que atuavam em Nova Iguaçu e Belford Roxo, na Baixada Fluminense.
A operação teve como alvo 11 mandados de prisão, sendo cinco contra investigados que já estavam presos. Até o momento, três prisões foram confirmadas. Os criminosos são acusados de praticar extorsões semanais contra comerciantes, motoristas de vans, mototaxistas e empresas de internet e TV a cabo.
Segundo as investigações, os pagamentos eram exigidos em dinheiro vivo ou por transferência bancária, sempre sob ameaças de agressões, incêndio de bens e até execução.
Chefia de dentro da cadeia
O grupo era liderado por Jefferson Constant Jasmim, conhecido como “Deco” ou “01”, que mesmo preso seguia comandando a milícia. Ele autorizava extorsões, organizava a compra de armas e planejava atos violentos contra rivais e contra quem se recusava a pagar.
Disputa na Baixada
O nome “Reinado Dividido” se refere à disputa territorial da quadrilha com outros grupos criminosos ligados a “Jota da Grama” e “Juninho Varão”, que atuam em diferentes áreas da Baixada Fluminense.
Justiça e repressão
Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada em Organização Criminosa, reforçando o cerco das autoridades contra a atuação das milícias na região metropolitana.
👉 Para denúncias ou sugestões, fale com o BelfordRoxo24h pelo WhatsApp: (21) 97915-5787
📲 Canal no WhatsApp: clique aqui
📢 Siga nossas redes sociais: @BelfordRoxo24h
Aqui a informação nunca para.