A partir deste sábado, 29 de junho, uma intensa frente fria deve derrubar as temperaturas em seis capitais brasileiras, conforme previsão da Climatempo. O fenômeno impactará várias regiões do Brasil, com quedas acentuadas nos termômetros.
As capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá devem registrar tanto a menor mínima quanto a menor máxima do ano devido à chegada do frio. O meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, destaca que o Sul será a região mais afetada, mas o fenômeno também impactará partes de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.
Rio de Janeiro deve registrar temperaturas recordes
No Rio de Janeiro, as temperaturas também devem cair significativamente, registrando as menores mínimas e máximas do ano. O frio intenso previsto para a cidade é parte da massa de ar frio que avança pelo país, afetando várias capitais e regiões.
Previsão de quedas acentuadas
De acordo com Luengo, as temperaturas começarão a cair no Rio Grande do Sul a partir de sábado, com o frio persistindo até terça-feira, 2 de julho. O pico de frio ocorrerá entre domingo, 30 de junho, e segunda-feira, 1º de julho. Esse período de frio intenso interrompe a sequência de dias quentes que predominou desde maio, especialmente na região central do Brasil, onde a umidade relativa do ar permaneceu baixa, com índices abaixo de 20% em algumas áreas.
Mínimas de até 2°C
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê mínimas de até 2°C em Porto Alegre e 3°C em Curitiba no domingo. Na segunda-feira, São Paulo pode registrar 10°C e Cuiabá, 16°C. A frente fria já começou a avançar pelo país nesta sexta-feira, 28 de junho, causando a redução das temperaturas no Sul, que será a única região a enfrentar uma onda de frio com temperaturas negativas e geadas em várias áreas.
Impacto nas regiões Sudeste e Centro-Oeste
Além do Sul, a frente fria também afetará o Sudeste e o Centro-Oeste. Nas áreas destacadas em azul intermediário no mapa do Inmet, as temperaturas devem ficar abaixo da média para o período, com quedas significativas entre o sul de Mato Grosso e a faixa leste de São Paulo. Nas regiões em azul claro, a queda nas temperaturas será menos expressiva, mas ainda perceptível, especialmente entre o leste do Acre e o sul do Espírito Santo.
Perspectiva para o inverno
Apesar do frio previsto para os próximos dias, a expectativa é de um inverno com temperaturas acima da média, conforme informações do portal g1. A persistência dos bloqueios atmosféricos dificultará o avanço das massas de ar frio para o interior do país, como observado no outono. Meteorologistas alertam para a possibilidade de novas ondas de calor em agosto e setembro, devido à persistência dos bloqueios atmosféricos e às águas aquecidas do Oceano Atlântico, que alteram os padrões esperados para um inverno com La Niña.
Fique atento às atualizações e prepare-se para as baixas temperaturas nos próximos dias!
BelfordRoxo24h, aqui a informação nunca para.
Acompanhe nosso canal no WhatsApp para se manter informado em tempo real.