Nesta terça-feira (02/07), o Procon do estado do Rio de Janeiro realizou uma operação de fiscalização na Baixada Fluminense, que resultou na autuação de uma clínica em São João de Meriti e uma farmácia de manipulação em Nilópolis. Ambos os estabelecimentos foram flagrados operando com produtos vencidos e enfrentam acusações pela ausência de documentos obrigatórios.
Na clínica de São João de Meriti, foram encontrados medicamentos vencidos há mais de um ano, incluindo itens essenciais para tratamento de hipertensão, enjoo, diabetes, alergias, problemas digestivos, além de testes alérgicos e linhas de sutura fora da validade.
Já na farmácia de manipulação em Nilópolis, fiscais identificaram substâncias para a produção de remédios homeopáticos vencidas há mais de três anos.
O presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho, alertou sobre os riscos à saúde pública decorrentes do uso de produtos fora do prazo de validade: “A utilização desses medicamentos pode representar um sério perigo à saúde e à vida dos consumidores.”
Os estabelecimentos autuados têm 15 dias para comprovar ao Procon-RJ o descarte correto dos produtos vencidos, além de preparar suas defesas.
BelfordRoxo24h aqui a informação nunca para.