Belford Roxo – A cidade do Rio de Janeiro receberá reforço da Operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) durante a cúpula do G20, que ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro. A informação foi confirmada em uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (29), pelo secretário nacional de Segurança Pública, Mário Luiz Sarrubo, e pelo secretário estadual de Segurança Pública, Victor Santos. O evento será realizado no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, reunindo líderes de países de todo o mundo.
O decreto que autoriza a operação deve ser publicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em breve. Segundo o secretário Victor Santos, a GLO é uma medida rotineira para grandes eventos e de responsabilidade do governo federal. “O país anfitrião tem o compromisso de garantir a segurança dos participantes do evento. Isso é previsível e será conduzido pelo governo federal”, afirmou.
O Que é a GLO?
A Operação de Garantia da Lei e da Ordem é realizada exclusivamente por determinação do presidente da República, em uma área específica e por um período determinado. Prevista no artigo 142 da Constituição Federal, a GLO é utilizada quando as forças tradicionais de segurança, como a Polícia Militar e a Polícia Civil, se mostram insuficientes para conter situações graves de perturbação da ordem. Nesses casos, os militares das Forças Armadas têm poder de polícia para restabelecer a normalidade, garantindo a ordem pública e a segurança da população.
Histórico da GLO no Brasil
As Forças Armadas já atuam em operações de GLO desde a década de 1990. A primeira operação ocorreu durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a ECO-92, no Rio de Janeiro. Outras ocasiões em que a GLO foi utilizada incluem a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em 2012, e grandes eventos como a Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. Essas ações visam assegurar que eventos de grande porte ocorram de maneira segura e organizada.
Segurança Reforçada no Rio de Janeiro
Com a aproximação da cúpula do G20, o reforço da segurança pública no Rio de Janeiro busca prevenir quaisquer ameaças à ordem durante a presença de líderes mundiais. A previsão é de que as Forças Armadas atuem em conjunto com as polícias estaduais, garantindo a segurança dos participantes e da população local.
Fique por dentro de todas as atualizações sobre o G20 aqui no Belford Roxo 24h, onde a informação nunca para! Para fazer uma denúncia ou sugestão, entre em contato pelo WhatsApp: (21) 97915-5787 ou pelo nosso canal oficial: whatsapp.com/channel/0029Vaeuc09HQbRzJSttqN1V. Acompanhe também nossas redes sociais: @BelfordRoxo24h.