O Governo Federal acaba de anunciar uma importante iniciativa voltada ao fortalecimento dos pequenos negócios: o Cartão MEI, um produto exclusivo para os Microempreendedores Individuais (MEIs). Essa medida visa facilitar o acesso ao crédito e melhorar a gestão financeira dos pequenos empreendimentos, contribuindo para a formalização e sustentabilidade desse setor tão vital para a economia brasileira.
Inicialmente, o Cartão MEI será disponibilizado pelo Banco do Brasil e funcionará tanto como cartão de crédito quanto de débito, oferecendo uma série de vantagens. Entre os principais benefícios estão a anuidade zero e a possibilidade de parcelamento de compras, proporcionando mais facilidade para o controle financeiro e o fluxo de caixa dos pequenos negócios.
Além dos benefícios financeiros, o Cartão MEI também oferece a oportunidade de capacitação empreendedora gratuita através da Liga PJ. Os empreendedores que aderirem ao cartão terão acesso à plataforma Universo Ourocard, onde poderão participar de desafios e jogos com chances de ganhar prêmios.
De acordo com o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, o objetivo do Cartão MEI é dar mais apoio aos microempreendedores e promover a inclusão financeira. “O cartão é mais um passo importante para que as pessoas se sintam atendidas e respeitadas. [É uma forma de dizer] olha, você é uma pessoa reconhecida pelo Governo, você hoje é um empreendedor e a gente quer te prestigiar, e você, a partir disso, está também estimulando que as pessoas façam mais negócios”, afirmou o ministro.
Embora o lançamento seja inicialmente uma parceria com o Banco do Brasil, a expectativa é que outros bancos também adiram à iniciativa em breve, ampliando o alcance do cartão a mais microempreendedores em todo o país.
Essa ação se soma a outras medidas voltadas aos pequenos empreendedores, como o Programa Acredita e o Desenrola Pequenos Negócios, que já renegociou R$ 3 bilhões em dívidas, beneficiando 65 mil empresas, e o Procred 360, que disponibilizou R$ 260 milhões em empréstimos para cerca de 8 mil negócios.
Os microempreendedores individuais (MEIs), as microempresas (MEs) e as empresas de pequeno porte (EPPs) têm um papel fundamental na economia do Brasil, representando 27% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, 99% dos CNPJs registrados no país, e gerando 6 em cada 10 empregos formais criados no Brasil.
Fique por dentro das novidades!
Quer saber mais sobre crédito e benefícios para microempreendedores? Siga o BelfordRoxo24h nas redes sociais (@BelfordRoxo24h) e participe do nosso canal no WhatsApp para receber informações em primeira mão. É só clicar no link: Canal de WhatsApp. Aqui a informação nunca para!