O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu uma queda no banheiro de sua residência oficial ao escorregar e bater a cabeça, neste sábado (19). Segundo informações divulgadas pela Folha de S.Paulo e pelo G1, Lula deu entrada no Hospital Sírio-Libanês da capital com um “ferimento corto-contuso em região occipital” – ou seja, um corte na nuca. Apesar do susto, o caso não foi considerado grave.
Após o acidente, Lula foi atendido e recebeu pontos no ferimento, sendo liberado logo em seguida. No entanto, a viagem que o presidente faria à Rússia na tarde deste domingo (20) foi cancelada por recomendação médica. Lula participará da Cúpula do Brics nesta semana por videoconferência, mantendo sua agenda de trabalho em Brasília.
De acordo com o boletim médico divulgado neste domingo, o presidente foi orientado a evitar viagens de longa duração, embora esteja apto a exercer suas demais atividades. A nota, assinada pelos diretores do hospital Rafael Gadia e Luiza Dib, menciona:
“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sírio-Libanês – unidade Brasília, em 19/10/2024, após acidente doméstico, com ferimento corto-contuso em região occipital. Após avaliação da equipe médica, foi orientado evitar viagem aérea de longa distância, podendo exercer suas demais atividades. Permanece sob acompanhamento de equipe médica, aos cuidados do Prof. Dr Roberto Kalil Filho e Dra Ana Helena Germoglio.”
O cardiologista Roberto Kalil Filho orientou Lula a não fazer viagens de longa duração por precaução, e a TV Globo apurou que ele precisou levar pontos no ferimento, mas foi liberado após o curativo. Na manhã deste domingo, o presidente retornou ao hospital para exames adicionais e foi liberado novamente.
Com isso, Lula cancelou a viagem que faria para a Cúpula do Brics em Kazan, na Rússia, e participará do evento por videoconferência. A agenda de trabalho em Brasília, no Palácio do Planalto, será mantida esta semana. Não foi informado se a viagem dos ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Alexandre Silveira (Minas e Energia) também foi cancelada.
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por orientação médica, não viajará para a Cúpula dos Brics, em Kazan, devido a um impedimento temporário para viagens de avião de longa duração”, informou a Presidência da República. “O presidente irá participar da Cúpula dos Brics por meio de videoconferência e terá agenda de trabalho normal essa semana em Brasília, no Palácio do Planalto”, conclui a nota.
Lula embarcaria na tarde deste domingo da Base Aérea de Brasília, e o evento na Rússia estava previsto para começar na próxima terça-feira (22). Havia, ainda, expectativa de reuniões bilaterais com os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da China, Xi Jinping.
O presidente também passou recentemente por exames de revisão após uma cirurgia no quadril realizada há um ano. A saúde de Lula segue monitorada, mas os médicos afirmam que ele está em condições de manter suas atividades administrativas.
Para mais informações e atualizações, acompanhe nosso canal no WhatsApp: Belford Roxo 24h no WhatsApp.