InícioTecnologiaAgente de IA: o que é e como pode revolucionar o trabalho

Agente de IA: o que é e como pode revolucionar o trabalho

Publicado em

spot_img

Os chatbots alimentados por inteligência artificial provocaram uma grande revolução com a popularização de ChatGPT, Gemini, Copilot e Claude, entre outras ferramentas, mas a tecnologia segue se aprimorando e o próximo passo rumo a funcionalidades mais inteligentes já chegou. Estamos falando do agente de IA.

Mais avançado que os bots convencionais, ele encurta o caminho para a Inteligência Artificial Geral (AGI), segundo especialistas. Essa forma hipotética da IA com capacidade de raciocínio igual ou superior à humana ainda não existe, porém é possível conferir um pouco do que está por vir com os modelos autônomos.

Já interagiu com um agente de IA? (Imagem: Getty Images)

Projetados para realizar tarefas no lugar dos humanos, eles começaram a ser usados por grandes empresas, agilizando uma série de trabalhos. Você pode, inclusive, ter interagido com um desses agentes sem notar, ao entrar em contato com o seu banco ou operadora de telefonia.

O que é um agente de IA e como funciona

Aproveitando o poder da IA generativa para se tornar independente, o agente de IA é um sistema de software autônomo capaz de realizar tarefas em nome do usuário. Isso vai desde atividades simples, como responder perguntas de clientes, às complexas, incluindo a resolução de problemas em várias etapas.

Ele toma decisões por conta própria, interage com o ambiente, se adapta, leva em conta o feedback em tempo real e se junta a outros em um sistema amplo para executar fluxos de trabalho que demandam maior conhecimento. Em muitos casos, não há necessidade de intervenção humana contínua.

Todos esses recursos são possíveis graças à capacidade multimodal da IA generativa e dos grandes modelos, mesclando técnicas de aprendizado e processos de tomada de decisão com algoritmos avançados. 

Normalmente, seu fluxo de trabalho começa com uma tarefa específica e, a seguir, ele cria outro plano de ação, executa as etapas e analisa as respostas para decidir o que fazer, melhorando continuamente o desempenho. Com tais características, esse tipo de bot é ideal para automatizar processos repetitivos.

robo-trabalhando-em-fabrica
Alguns pesquisadores comparam os agentes autônomos aos robôs substituindo pessoas no trabalho. (Imagem: Getty Images)

Diferença entre agentes de IA e ferramentas tradicionais

Os agentes de inteligência artificial são parecidos com os bots populares, mas há uma diferença básica: a capacidade de agir autonomamente. Enquanto as versões convencionais dependem de instruções humanas constantes, eles operam de forma independente, a partir de metas predefinidas.

Principais características de um agente inteligente

De modo geral, os comportamentos do agente autônomo são:

  • Raciocínio: usa lógica e informações disponíveis para solucionar problemas, fazer inferências e tirar conclusões, podendo identificar padrões e considerar evidências;
  • Observação: se baseia em visão computacional, análise de dados de sensores e processamento de linguagem natural para entender o contexto;
  • Ação: atualiza dados, aciona diferentes processos, envia mensagens e até realiza ações físicas se integrado a equipamentos;
  • Planejamento: traça estratégias para alcançar metas, identificando etapas, avaliando ações e também prevendo eventuais obstáculos;
  • Colaboração: trabalha com outras IAs autônomas, se necessário, e também com humanos, auxiliando a melhorar o desempenho em ambientes complexos;
  • Adaptação: possui grande capacidade de aprender e se ajustar para alcançar os resultados desejados.

Quais são os benefícios dos agentes de IA no trabalho

Com os recursos de aprendizagem e o raciocínio diferenciado, eles oferecem recursos aprimorados dificilmente encontrados em soluções padrão. Assim, a adoção dessa tecnologia traz vários benefícios para o fluxo de trabalho, melhorando as operações comerciais e a experiência de clientes.

Automação, produtividade e eficiência

A já comentada automação de tarefas é uma das principais vantagens, possibilitando alocar a força de trabalho humano em outros setores e atividades nas quais a tecnologia não traz tanto impacto. Isso também se traduz em economia de tempo e redução de custos.

Com os bots assumindo a tomada de decisões para concluir serviços complexos autonomamente, a eficiência geral do negócio pode ser impulsionada, aumentando a produtividade. Ao mesmo tempo, equipes são liberadas de cargas mais pesadas, se concentrando em estratégias de inovação.

Os recursos de IA agêntica também podem resultar em maior eficiência, devido à capacidade de autoavaliação e correção automática de erros, oferecendo respostas mais abrangentes, personalizadas e precisas. A promoção de decisões baseadas em dados, com sugestões para melhorias, é outro atrativo.

ia-com-caracteristicas-humanas-fazendo-calculos-complexos
A capacidade de raciocínio é mais avançada nos agentes do que nos bots comuns. (Imagem: Getty Images)

Exemplos de uso de agentes de IA em empresas

As ferramentas de IA agêntica se adaptam a diferentes necessidades, algumas trazendo funcionalidades mais específicas e outras mais abrangentes. Conheça exemplos de adoção da tecnologia:

Atendimento ao cliente e chatbots avançados

Aprimorar a experiência do cliente, funcionando como um assistente virtual mais avançado, é um dos usos mais comuns. Eles podem ser integrados a sites e apps dos mais variados setores.

Análise de dados e relatórios em tempo real

Analisar grandes volumes de dados é uma tarefa concluída em menos tempo pelos agentes autônomos, fornecendo insights completos. Isso pode ser usado para identificar padrões em comportamentos de consumidores, tendências em redes sociais, entre outros.

Finanças e cadeia de suprimentos

Usar agentes específicos para analisar informações financeiras em tempo real é outra estratégia muito procurada, permitindo antecipar tendências do mercado e aprimorar o gerenciamento da cadeia de suprimentos.

Auxílio em hospitais

Desempenham papéis como o planejamento de terapias, gerenciamento da administração de medicamentos, análise de dados de pacientes e diagnósticos, economizando tempo e esforços de enfermeiros e médicos. Ainda nesta área, eles podem ter grande utilidade em situações de resposta de emergência.

Telecomunicações

Gerenciar redes de grande escala, reduzindo o tempo de inatividade de serviços, também faz parte do trabalho das IAs agênticas. Elas podem, ainda, atuar na manutenção preditiva da infraestrutura, detectando falhas rapidamente.

cabos-de-fibra-optica
A tecnologia contribui para aprimorar o gerenciamento de redes de telecomunicações. (Imagem: Getty Images)

Comércio eletrônico e varejo

Os bots autônomos são capazes de gerenciar estoques, prever tendências de demandas, customizar campanhas de lançamentos de produtos e automatizar interações, melhorando a eficiência e aproximando o comerciante das necessidades dos clientes.

Educação

Os sistemas de tutoria estão entre os destaques, possibilitando se adaptar a diferentes ritmos e estilos de aprendizagem, contribuindo para melhorar os resultados dos estudantes. As IAs autônomas também podem assumir tarefas administrativas.

Transporte e logística

Gerenciar operações de frotas, definir as melhores rotas para cada momento, prever a necessidade de manutenção dos veículos e gerenciar armazéns são algumas das contribuições para a área.

Serviços públicos

Já no setor público, a tecnologia ajuda a aprimorar a geração e a distribuição de energia elétrica, prever demandas de determinados serviços e a identificar atividades fraudulentas lesando os cofres do governo.

Como implementar agentes de IA

Para aproveitar o melhor desta tecnologia, é necessário contratar os serviços de empresas que fornecem agentes autônomos. Eles podem ser projetados para cumprir as demandas específicas de cada cliente, combinando com diversos segmentos.

Também é importante usar a IA agêntica com responsabilidade, para que ela esteja alinhada a diretrizes transparentes e éticas, monitorando a tecnologia. Neste ponto, os processos de tomada de decisão precisam ser compreensíveis pelos humanos, garantindo que o trabalho siga os padrões da organização.

Além disso, a implantação precisa ser acompanhada da proteção dos dados, com a adição de controles de acesso e criptografia. Já a escolha por soluções escaláveis e flexíveis permite que os agentes acompanhem o crescimento da empresa, continuando a fornecer valor.

maos-humana-e-robotica-apontando-para-um-relogio-virtual
A IA agêntica trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana. (Imagem: Getty Images)

Futuro dos agentes de IA e o impacto no mercado de trabalho

Segundo o CEO da OpenAI, Sam Altman, os agentes autônomos deverão se tornar a principal função da IA, desempenhando papéis de grande valor nas operações de empresas. Quem tem pensamento semelhante é o presidente da Microsoft, Satya Nadella, que acredita no potencial revolucionário da tecnologia.

E você, já usou um agente de IA? Acha que ele essa tecnologia vai trazer melhorias ou tomará vagas de trabalhadores? Dê a sua opinião nas redes sociais do TecMundo.

Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para.
Denúncias e sugestões: (21) 97915-5787
Siga também nas redes sociais: @BelfordRoxo24h

Artigos mais recentes

Quanto tempo demora para zerar Borderlands 4? Veja a duração do jogo

Borderlands 4 já está disponível e trouxe de volta a clássica fórmula de looter-shooter...

SP Gastronomia terá ‘passeio culinário’ por bairros paulistanos como Pinheiros, Jardins e Paraíso | Empresas

O terceiro ano de SP Gastronomia terá um passeio especial pelos sabores...

Policlínica Neuza Brizola conta com especialista em cardiologia pediátrica – Prefeitura de Belford Roxo

A Policlínica Regional Neuza Brizola, na Avenida Benjamin Pinto Dias, 1006, Centro de Belford...

Demon Slayer Castelo Infinito quebra recordes de bilheteria em estreia global

Lançado no Brasil no dia 11 de setembro, o filme animado Demon Slayer: Castelo...

Mais como este

Quanto tempo demora para zerar Borderlands 4? Veja a duração do jogo

Borderlands 4 já está disponível e trouxe de volta a clássica fórmula de looter-shooter...

SP Gastronomia terá ‘passeio culinário’ por bairros paulistanos como Pinheiros, Jardins e Paraíso | Empresas

O terceiro ano de SP Gastronomia terá um passeio especial pelos sabores...

Policlínica Neuza Brizola conta com especialista em cardiologia pediátrica – Prefeitura de Belford Roxo

A Policlínica Regional Neuza Brizola, na Avenida Benjamin Pinto Dias, 1006, Centro de Belford...