O campo da inteligência artificial (IA) é bastante novo, mas o mercado já está aquecido o suficiente para que você tenha uma série de opções de ferramentas para aproveitar — dos recursos gratuitos e mais acessíveis até ferramentas pagas e para uso massivo ou profissional. Grande parte da utilização desses serviços envolve trabalhos com textos, mas a capacidade dessas plataformas atualmente vai além disso.
Essas ferramentas já impactam o trabalho, a produtividade e o cotidiano das pessoas em tarefas envolvendo diferentes mídias para criar, alterar ou analisar conteúdos em som ou imagem. A seguir, confira uma seleção de ferramentas escolhida pelo TecMundo para você aproveitar ao máximo esse setor.
Diferença entre IAs de texto e outras IAs
As IAs generativas no geral como Claude, Gemini e ChatGPT atuam de uma forma parecida. Treinadas a partir de um banco de dados pré-definido e em constante expansão com os materiais que são criados, essas plataformas são capazes de entregar conteúdos após um comando (ou prompt) do usuário, feito em uma caixa de texto similar a um bate-papo virtual.
Porém, há algumas características que variam de acordo com o material a ser entregue. As IAs que lidam com elementos gráficos, sonoros ou de audiovisual tendem a ser mais complexas em consumo de energia e tokens, que são as unidades de dados processadas.
Na prática, isso significa que elas podem ser mais caras ou ter planos gratuitos bastante limitados. Além disso, o resultado de IAs que vão além do texto tende a demorar um pouco mais do que a criação de materiais escritos, tanto pela alta demanda quanto pela dificuldade da operação.
O que vai além da produção de textos?
É possível utilizar IAs para criação, edição, revisão e transformação de diversos materiais digitais que vão além do escrito. Há serviços digitais no mercado atualmente que lidam com as seguintes operações:
- geração de imagens ou vídeos dos mais variados estilos;
- criação de áudios narrados ou músicas inteiras, com ou sem vocais;
- edição de fotos e vídeos já existentes;
- dublagem de vídeos em outro idioma;
- escrita, revisão ou sugestões em códigos de programação.
As próprias plataformas que trabalham com texto possuem mais capacidade do que se imagina. Nesses casos, há mais possibilidades do que simplesmente pedir a escrita de algo: esses chatbots fazem resumo de documentos, revisão, avaliações para estudos e até ajudam a humanizar textos feitos artificialmente.
As 8 melhores IAs para tarefas além da escrita
A seguir, preparamos alguns exemplos de ferramentas de IA que até podem entregar conteúdos de texto, mas se destacam também na geração de outras mídias. Elas incluem startups e também plataformas mais consolidadas na área, com alguns recursos gratuitos para uso e outros travados por um modelo de assinatura.
IAs para criar imagens
O ChatGPT é talvez o chatbot mais famoso da indústria, mas a capacidade de geração de imagem dele ainda não é tão popular assim. Nos modelos de linguagem mais recentes, a plataforma de OpenAI melhorou de forma considerável a criação de ilustrações dos mais variados estilos.
No GPT-4o, o recurso até evita erros clássicos de imagens de IA, como exibição de placas escritas e representação de sombras ou reflexos. Os resultados já viraram tendência em redes sociais, como na moda de converter fotos no estilo do Estúdio Ghibli.
Criado pela Stability AI, o Stable Diffusion é um gerador de imagens de IA que tem algumas características mais raras nessa indústria. Ele possui o código aberto, o que permite a personalização do modelo por outros desenvolvedores, além de ter várias formas de acesso e uso, inclusive offline.
Essa IA permite ainda um maior controle criativo e artístico na geração de imagens, com alterações precisas em detalhes e no estilo do resultado. O plano gratuito é bastante limitado e inclui marca d’água, mas as assinaturas permitem até que você gere quatro ilustrações de uma vez.
IAs para geração de músicas
Algumas ferramentas generativas são capazes de gerar canções inteiras dos mais variados gêneros, do sertanejo à música eletrônica. O resultado tem até vozes de certos tons e uma letra que é criada pelo próprio sistema. Esses materiais, nas formas instrumental ou com vocais, podem ser compartilhados nas redes sociais ou usados em produções variadas.
O serviço Suno é um dos mais famosos nesse segmento, capaz de gerar músicas com base desde simples prompts de texto até comandos mais complexos, que explicam os instrumentos envolvidos e os estilos desejados, envolvendo até arquivos de texto ou áudios. O cadastro gratuito permite a criação de até 10 músicas sem custos, mas a partir de um modelo de linguagem mais antigo e que impede o uso comercial.
)
Já a Udio é outra alternativa para gerar trilhas e músicas. O funcionamento é o mesmo: basta escrever a canção desejada e aguardar a criação. Na conta grátis, você pode criar três músicas de até 2 minutos e 10 segundos de duração por dia e realizar ações simples de mixagem e ampliação da faixa.
IAs para vídeos
O Veo 3 é um modelo de linguagem de criação de clipes que faz parte do Google AI Studio. Ele é atualmente uma das referências na criação de vídeos de curta duração, capaz de gerar cenas rápidas com base em uma descrição em texto do usuário.
Em atualizações recentes, o serviço ganhou recursos como pareamento com áudio e transformação de imagens estáticas em clipes. Ele foi usado na criação de vídeos que já viralizaram no Brasil, como a série da apresentadora Marisa Maiô.
IAs para narração e dublagens automáticas
Outra possibilidade de aplicação de IAs no campo do áudio envolve a geração automatizada de narrações ou até dublagem. Desta forma, você consegue adaptar um conteúdo para diferentes idiomas e expandir o alcance de um material.
)
O Dubbing Studio da Eleven Labs é um exemplo de serviço que realiza esse tipo de conversão. Ele converte o áudio original para várias línguas, inclusive o português, e tenta manter ao máximo o tom de voz da fala original. A conta gratuita inclui um pacote de créditos a serem usados por mês.
Edição
O editor de vídeos CapCut, da ByteDance (mesma dona do TikTok) é uma alternativa de criação e edição de vídeos tanto para PC quanto no celular. A ferramenta é gratuita para baixar e usar nas funções mais básicas, mas também possui uma série de recursos na versão paga.
Com ele, você pode realizar legendagem automática e com tradução para os conteúdos, criar efeitos ou transições, remover o fundo e até pedir ajuda na criação de roteiros ou cortes de vídeos maiores.
)
Já quem é assinante de certas modalidades do pacote Creative Cloud da Adobe pode utilizar o Firefly, um gerador e editor de imagens e vídeos com IA que funciona tanto de forma avulsa quanto embutido em ferramentas como o Photoshop e o Premiere Pro.
O Firefly realiza alterações rápidas em materiais, como trocar a cor, remover objetos ou criar efeitos visuais a partir de descrições de texto ou outras imagens como base. No caso da edição de clipes, ele também ajuda no ajuste de áudio e pode criar efeitos sonoros.
Questões éticas e regulatórias sobre uso de IA
Apesar da longa lista de sugestões e das potencialidades dessas ferramentas, o uso de serviços automatizados para a geração de conteúdos deve ser feita com cautela e muito planejamento. Afinal, o campo ainda é recente e há dúvidas sobre limites e responsabilidades de quem cria materiais com IA.
Um tópico sensível a respeito desse assunto envolve a ética por trás da substituição do trabalho criativo (e, em alguns casos, de funcionários humanos) pela atividade de uma máquina. O resultado pode até ter qualidade, mas o processo de criação pode ser questionado inclusive pelo público.
Além disso, a ausência de regulamentações específicas de IA no Brasil ainda transformam esse mercado em um ambiente repleto de dúvidas. Plataformas de geração de mídias, por exemplo, são treinadas com conteúdos encontrados na internet e utilizados quase sempre sem a permissão dos donos.
Isso tem gerado processos judiciais ao redor do mundo por infração de direitos autorais e, embora as próprias plataformas sejam os alvos mais comuns das ações, a criação de materiais para uso comercial usando propriedades intelectuais de outras fontes sem licenciamento pode gerar dores de cabeça.
Gostou da seleção de IAs feita neste artigo? Então compartilhe o conteúdo com os seus contatos que também estão ligados nessa área nas redes sociais!
Belford Roxo 24h – Aqui a informação nunca para.
Denúncias e sugestões: (21) 97915-5787
Siga também nas redes sociais: @BelfordRoxo24h